- Parar de reclamar das editoras
As editoras nunca prestaram atenção em você? Seu talento nunca foi reconhecido? Para de gastar energia falando mal das editoras e construa seu próprio caminho, sem elas. - Ter talento
Parece óbvio, mas é incrível o volume de livros mal-escritos, mal-planejados, mal-desenhados, cheios de erros. Portanto, na dúvida, peça para uma pessoa meticulosa ler seu livro, ou pague um editor freelance. Qualquer pessoa que publique por conta própria, sem mostrar seu trabalho a alguém, provavelmente vai se dar mal. - Ter várias habilidades
Um autor que só sabe escrever? Esse tempo já era. Qualquer candidato a autor de ebooks precisa ter dominar outras áreas, como design, marketing e mídias sociais. Não domina? Então vá aprender a dominar, estude, pesquise, se mexa. Tudo o que uma editora saberia fazer pelo seu livro, de cabo a rabo, você mesmo precisa saber. Isso é o mínimo. E você pode (e precisa) saber mais. - Ter mais de um ebook já escrito
Os grandes best-sellers de ebooks, Amanda Hocking, Stephen Leather, John Locke e outros, tinha vários títulos prontos ao mesmo tempo. Mais ebooks igual a mais chances de venda. Tenha paciência, faça um planejamento e lance pelo menos 3 livros ao mesmo tempo – planeje bem a sequeência de títulos e tome o tempo necessário para escrever. - Escolher o gênero certo
Seu objetivo é ganhar dinheiro? Então os melhores gêneros são thrillers, mistério e romance. De preferência, com heróis e protagonistas que possam ser acompanhados em vários livros. - Escrever livros menores, com mais frequência
Todos os leitores reclamam que ebooks precisam ser baratos. Nenhum reclama que precisam ser longos. Não é razoável escrever um ebook com 200.000 palavras se ninguém quer pagar mais de R$ 10 por um ebook. A média é de 80.000 palavras, mas ebooks permitem formatos menores, do tamanho de um ensaio longo (a Amazon até criou uma categoria para livros assim, chamada “Kindle Singles”) - Se preocupar com qualidade, não com o preço
Não adianta vender barato (ou mesmo oferecer de graça), se o seu livro for ruim. Ninguém irá querer ou divulgar seu livro. Além disso, em testes e pesquisas, as pessoas relacionam má-qualidade com preços muito baixos. Portanto… ao invés de se preocupar com preço, preocupe-se primeiro em fazer um trabalho bem feito. - Ter sua própria base de usuários/consumidores
Algo essencial para quem vai publicar seu livro por conta própria. Você precisa, vamos frisar, PRECISA manter contato direto com leitores e fãs – eles são os seus clientes. Nesse sentido, é essencial ter uma presença junto a eles. Blog, Facebook e Twitter não serve só para divulgar link de venda do seu livro, serve principalmente para construir um relacionamento e uma comunicação constante com os leitores-clientes. - Criar sua própria plataforma de vendas (seu próprio site)
Pode ser difícil e, no começo, estar fora do seu alcance. Mas considere isso no seu horizonte: as livrarias, especialmente as grandes livrarias brasileiras, cobram uma fatia enorme das vendas, de até 50% das vendas. As livrarias estrangeiras cobram um pouco menos, geralmente 30%. Se você vender diretamente seus livros, poderá ter um ganho maior, com a vantagem de ficar com a maior parte da receita para você. - Não ter vida social
Você quer realmente ter sucesso com ebooks e como autor? Então comece a investir o máximo do seu tempo em planejar, escrever e divulgar a sua obra…
Adaptação, com ligeiras mudanças, do texto originalmente escrito por Ben Arogundade para Huffington Post.
Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.
A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do gênio.
- Parar de reclamar das editoras
As editoras nunca prestaram atenção em você? Seu talento nunca foi reconhecido? Para de gastar energia falando mal das editoras e construa seu próprio caminho, sem elas. - Ter talento
Parece óbvio, mas é incrível o volume de livros mal-escritos, mal-planejados, mal-desenhados, cheios de erros. Portanto, na dúvida, peça para uma pessoa meticulosa ler seu livro, ou pague um editor freelance. Qualquer pessoa que publique por conta própria, sem mostrar seu trabalho a alguém, provavelmente vai se dar mal. - Ter várias habilidades
Um autor que só sabe escrever? Esse tempo já era. Qualquer candidato a autor de ebooks precisa ter dominar outras áreas, como design, marketing e mídias sociais. Não domina? Então vá aprender a dominar, estude, pesquise, se mexa. Tudo o que uma editora saberia fazer pelo seu livro, de cabo a rabo, você mesmo precisa saber. Isso é o mínimo. E você pode (e precisa) saber mais. - Ter mais de um ebook já escrito
Os grandes best-sellers de ebooks, Amanda Hocking, Stephen Leather, John Locke e outros, tinha vários títulos prontos ao mesmo tempo. Mais ebooks igual a mais chances de venda. Tenha paciência, faça um planejamento e lance pelo menos 3 livros ao mesmo tempo – planeje bem a sequeência de títulos e tome o tempo necessário para escrever. - Escolher o gênero certo
Seu objetivo é ganhar dinheiro? Então os melhores gêneros são thrillers, mistério e romance. De preferência, com heróis e protagonistas que possam ser acompanhados em vários livros. - Escrever livros menores, com mais frequência
Todos os leitores reclamam que ebooks precisam ser baratos. Nenhum reclama que precisam ser longos. Não é razoável escrever um ebook com 200.000 palavras se ninguém quer pagar mais de R$ 10 por um ebook. A média é de 80.000 palavras, mas ebooks permitem formatos menores, do tamanho de um ensaio longo (a Amazon até criou uma categoria para livros assim, chamada “Kindle Singles”) - Se preocupar com qualidade, não com o preço
Não adianta vender barato (ou mesmo oferecer de graça), se o seu livro for ruim. Ninguém irá querer ou divulgar seu livro. Além disso, em testes e pesquisas, as pessoas relacionam má-qualidade com preços muito baixos. Portanto… ao invés de se preocupar com preço, preocupe-se primeiro em fazer um trabalho bem feito. - Ter sua própria base de usuários/consumidores
Algo essencial para quem vai publicar seu livro por conta própria. Você precisa, vamos frisar, PRECISA manter contato direto com leitores e fãs – eles são os seus clientes. Nesse sentido, é essencial ter uma presença junto a eles. Blog, Facebook e Twitter não serve só para divulgar link de venda do seu livro, serve principalmente para construir um relacionamento e uma comunicação constante com os leitores-clientes. - Criar sua própria plataforma de vendas (seu próprio site)
Pode ser difícil e, no começo, estar fora do seu alcance. Mas considere isso no seu horizonte: as livrarias, especialmente as grandes livrarias brasileiras, cobram uma fatia enorme das vendas, de até 50% das vendas. As livrarias estrangeiras cobram um pouco menos, geralmente 30%. Se você vender diretamente seus livros, poderá ter um ganho maior, com a vantagem de ficar com a maior parte da receita para você. - Não ter vida social
Você quer realmente ter sucesso com ebooks e como autor? Então comece a investir o máximo do seu tempo em planejar, escrever e divulgar a sua obra…
Adaptação, com ligeiras mudanças, do texto originalmente escrito por Ben Arogundade para Huffington Post.
Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.
Um senhor estímulo aos escritores iniciantes deslumbrados;) Muitos continuarão a insistir – o que é necessário para se gerar/apurar "vencedores", "talentos insuspeitos" etc. – mas é óbvio que a qualidade do *produto final* na maioria dos casos há de ser de sofrível a regular… Ou não?!
Ótima reportagem ! Dicas sensacionais!
kkkkkkk Deixar de lado os Amigos, não ter vida social, kkkkkk ri muito. Mas pensando bem, isso é verdade, não só isso, mas tudo que vc escreveu.
é realmente dificil a industria de ebooks, voce tem que conquistar outros escritores e eles estao sempre fingindo que leem seu ebook para que voce leia o deles, as pessoas nao dao muito valor a ebooks, há tantos no site que temos que ser realmente bons pra conquistar alguém