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100 Perguntas Para Quem Pretende Publicar e Vender um eBook

da Redação Autores 1 Comment

Traduzo aqui um longo e interessante post de Marelisa Fabrega, do site Stepcase Lifehack. São 100 questões para quem pretende escrever, publicar e vender seu próprio livro. Apesar de serem muitas perguntas, são importantes para todos os aspirantes a autor, e devem sempre ser feitas e respondidas, por mais banais que sejam.

O texto é voltado mais para livros técnicos, ou livros que ensinam alguma coisa, muito populares na internet hoje em dia. Mas muitas das perguntas também servem para autores ficcionais, infantis e assim por diante.

Em formato de perguntas, esse texto acaba servindo como guia de planejamento para seu eBook, pois passa pelos mínimos detalhes como redes sociais, impressão, divulgação e outros assuntos pertinentes ao autor independente, e que nem sempre lembramos. Confira e sugira outras perguntas nos comentários:

  1. Porque você quer escrever um eBook?
  2. Quais são alguns dos jeitos em que escrever e vender um eBook pode ajudar você e seus negócios?
  3. Como você irá julgar o sucesso de seu eBook?
  4. Você irá escrever seu eBook sozinho ou terá a colaboração de mais alguém?
  5. Você já tentou escrever um eBook no passado e falhou? Se sim, porque pensa que falhou? Quais lições tirou desse fracasso?
  6. Você escolheu um assunto pelo qual é apaixonado?
  7. Qual é a data limite para publicar seu eBook?
  8. Quanto tempo por dia você planeja dedicar a escrever seu eBook?
  9. Como você arranjará tempo para escrever seu eBook?
  10. Você possui uma estratégia para lidar com a procrastinação?
  11. O quão longo será seu eBook?
  12. Quem são seus leitores ideais?
  13. Quais são as características dos seus leitores ideais?
  14. Qual será o problema específico que seu eBook irá resolver para o leitor ideal?
  15. Quais são alguns dos obstáculos e/ou desafios que seu leitor ideal enfrentará em relação ao assunto do seu eBook?
  16. Você pode imaginar dez perguntas que seus leitores farão a si mesmos a respeito do assunto do eBook (cada pergunta corresponde ao assunto do livro)?
  17. De quais formas seus leitores serão beneficiados caso implementem as ideias do seu eBook?
  18. Você irá oferecer algum resultado mensurável (como perder 5 quilos em uma semana, dobrar suas vendas ou escrever um eBook em 30 dias)?
  19. Você tem algum conhecimento especial na área sobre a qual irá escrever? Há alguma razão para que você tenha credibilidade (por exemplo, você é um nutricionista e está escrevendo um eBook sobre como perder peso)?
  20. O que você fez para ter certeza de que há um mercado para seu eBook?
  21. Você tem certeza de que há um público que irá pagar pela informação que você planeja incluir em seu eBook?
  22. Você vai dar às pessoas o que elas querem ou o que pensa que elas querem?
  23. Você pesquisou quanta competição há a respeito do assunto que você irá tratar?
  24. Baseado na lei da oferta e procura, vale o tempo e o esforço que serão gastos para escrever o eBook?
  25. De todos os assuntos os quais você poderia escolher, tem certeza de que escolheu o correto para escrever?
  26. Quais as palavras-chave sobre as quais você irá escrever (para o título do seu eBook, o domínio do site de vendas)? Quais são as palavras-chave ou frases-chave que sua audiência costuma utilizar quando procura informação na internet sobre o assunto?
  27. Quais frases-chave a concorrência utiliza?
  28. Você fragmentou o processo de escrita em pequenos pedaços que você possa completar um de cada vez?
  29. Você colocou datas de limite pelo meio do processo, para ter certeza de que irá cumprir sua meta final?
  30. Você escolheu uma recompensa que irá dar a você mesmo cada vez que completar uma das datas limite do meio do processo?
  31. Como você se manterá motivado a escrever seu eBook?
  32. Há alguém que possa cobrá-lo de suas datas de entrega?
  33. Como você pretende ter ideias para escrever seu eBook?
  34. Você já escreveu artigos para revistas, posts em blogs e outros que você possa incorporar ao eBook?
  35. Como você planeja para tomar notas ao conduzir a pesquisa para seu eBook?
  36. Você vai incluir anedotas (exemplos de sua própria vida ou a vida dos outros)?
  37. Você pode explicar conceitos de forma cativante, fazendo com que as pessoas lembrem-se deles (de modo que eles sejam mais propensos a aplicá-los)?
  38. Você vai incluir imagens e citações?
  39. Quais são alguns exemplos de tipos de eBooks que você gostaria de escrever?
  40. Quais são algumas das idéias, estratégias, ferramentas e dicas que você pretende compartilhar em seu eBook?
  41. Quais são os títulos dos livros de sucesso em seu campo?
  42. Você já leu ou pelo menos os cinco livros mais destacados em seu campo?
  43. Quais são algumas das coisas que você concorda nos livros de sucesso no seu campo?
  44. Quais são algumas das coisas que você discorda nos livros de sucesso no seu campo?
  45. Os livros que já estão no mercado cobrem bem seu assunto? Existe uma lacuna nesses livros?
  46. Você tem uma proposta única de venda que faria seu eBook se destacar dos livros que já estão disponíveis no seu tópico?
  47. Por que um leitor iria preferir seu eBook ao que já existe para venda?
  48. Como você planeja organizar o seu eBook? (Por exemplo, se você for explicar uma série de passos, faz sentido se cada passo é explicado em um capítulo separado. Como outro exemplo, você poderia responder as 100 perguntas mais freqüentes em seu campo, e você poderia dedicar uma página para cada pergunta e resposta. Como último exemplo, você poderia expor e ridicularizar os dez maiores mitos em seu campo, ou oferecer dez dicas para resolver um problema particular. Novamente, cada mito ou dica poderia ser um capítulo à parte.)
  49. Será que cada capítulo em seu eBook abre com um gancho que chama a atenção dos seus leitores?
  50. Será que cada capítulo em seu eBook resolve um problema particular, relacionado ao seu tema?
  51. Será que cada capítulo transmite claramente a informação que os leitores precisam? A informação  está completa? Alguma ideia precisa ser melhor explicada? Exemplos deixam as ideias do capítulo mais fáceis de serem entendidas?
  52. Você já se certificou de que cada capítulo em seu eBook serve a um propósito e fornece valor?
  53. Você expressa suas ideias com clareza?
  54. Você está produzindo uma experiência de leitura agradável para os seus leitores?
  55. Você está dando crédito quando você usa as ideias de outras pessoas?
  56. Será que cada capítulo tem um título que é clara, conciso e convincente?
  57. Seu assunto é muito amplo? Você precisa reduzi-lo?
  58. Ao ler cada capítulo, pense em alguém que acabou de ter uma refeição. Se seus leitores ainda estão com fome, significa que você não respondeu às perguntas mais importantes ou você não explicou as coisas claramente. Se seus leitores estiverem satisfeitos, significa que fez um bom trabalho e os seus leitores estão satisfeitos com a quantidade de informação que você forneceu. Se seus leitores estiverem desconfortavelmente cheios, significa que o capítulo é muito longo e complexo.
  59. Você tem um título e subtítulo em mente para o seu eBook?
  60. Você já reuniu um grupo de foco para testar o título do seu eBook e subtítulo?
  61. Você vai conduzir entrevistas (por exemplo, a um comerciante bem sucedido do Internet sobre a forma de conduzir a pesquisa de palavras-chave)?
  62. Você vai conduzir experimentos (por exemplo, ensinar seu irmão a configurar um blog e começar a ganhar dinheiro em 60 dias)?
  63. Como você planeja formatar o seu livro?
  64. Você incluirá algum bônus em seu eBook?
  65. Você incluirá áudio ou vídeo?
  66. Você pode incluir planilhas ou modelos?
  67. Você pode incluir checklists?
  68. Você vai ter exercícios no final de cada capítulo para que as pessoas apliquem o que aprenderam em cada capítulo?
  69. Você pode incluir planilhas de trabalho?
  70. Você colocou seu primeiro projeto de lado por alguns dias para que você possa olhar para ele novamente com olhos frescos?
  71. Você tem alguém que pode ajudá-lo a revisar seu eBook para ter a certeza de que ele não tem erros ortográficos ou gramaticais?
  72. Como você planeja compilar o seu eBook (por exemplo, ePub ou PDF)?
  73. Em quais formatos de arquivo seu eBook estará disponível? Quais dispositivos seus leitores poderão usar para ler seu eBook?
  74. Você mesmo irá criar uma capa ou você irá contratar alguém para fazer isso por você?
  75. Você vai enviar uma cópia antecipada do seu eBook para algumas pessoas, a fim de obter depoimentos?
  76. Onde você vai vender seu eBook?
  77. Você tem atualmente uma plataforma (como um blog) a partir da qual você pode vender seu eBook?
  78. Você tem uma presença na mídia social (tais como Twitter, LinkedIn e Facebook)? Em caso afirmativo, como você planeja usar a mídia social, a fim de promover o seu eBook?
  79. Você planeja colocar seu eBook em redes sociais dedicadas a livros?
  80. Você pretende escrever artigos para promover o seu eBook? Se assim for, para quais lugares enviará textos?
  81. Você será convidado a escrever posts para promover seu eBook (se sim, quais blogs você vai ser alvo)?
  82. Você pretende participar em fóruns e deixar comentários em blogs populares sobre o tema, a fim de promover seu eBook?
  83. Você definirá alertas de email, a fim de acompanhar o seu tópico?
  84. Você oferecerá capítulos gratuitos do seu eBook, a fim de motivar as pessoas a comprá-lo?
  85. Você oferecerá um mini-curso gratuito, de modo que as pessoas sejam expostas à sua mensagem, pelo menos, 7 vezes (comerciantes argumentam que as pessoas precisam ser expostos a sua mensagem de 7 vezes antes que eles comprem seu produto)?
  86. Você pode começar a aumentar o interesse em seu ebook enquanto você está escrevendo isso (publicar excertos ou escrever posts que estão relacionados ao seu tema)?
  87. Você oferecerá um programa de afiliados para que outros vendam seu eBook para você? Pensa em vender em alguma loja virtual?
  88. Você terá um site exclusivo para vender seu eBook?
  89. Você planeja comprar um domínio na web para o seu eBook?
  90. Você possui um template para sua página de vendas?
  91. Você irá oferecer suporte gratuito aqueles que comprarem seu eBook?
  92. Você irá oferecer ofertas de tempo limitado (como descontos de 50% nos primeiros dias de lançamento)?
  93. Qual é sua estratégia de preço? Você irá vender seu eBook pelo mesmo preço dos concorrentes?
  94. Você realizou uma pesquisa a fim de determinar quais pessoas pagariam pelo seu eBook?
  95. Você irá ter outros produtos para tentar alguma venda extra (outros eBooks, camisetas, brindes e outros)?
  96. Como você irá entregar o eBook comprado?
  97. Como você será pago? Quais formas de pagamento irá aceitar?
  98. Você vai pedir um ISBN?
  99. Você vai oferecer garantia de devolução de dinheiro caso o leitor não goste do eBook?
  100. Você planeja publicar seu eBook em uma versão impressa?

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