Fórum de Editoração

7º Fórum de Editoração dos Alunos da ECA-USP

da Redação Notícias Deixe um comentário

Nesse último sábado (22/10) passei o dia no 7º Fórum de Editoração dos alunos da ECA-USP, realizado na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo, com o tema “Quem tem medo de inovar?”. Foi muito interessante por mostrar que os alunos de Editoração já estão correndo atrás do futuro, querem saber mais sobre o assunto e se manterem informados para sair da faculdade com uma boa carga de conhecimento.

Estiveram presentes aproximadamente 100 pessoas, em um evento bem organizado com direito a certificado, papelaria e cofee break, em uma boa localização de São Paulo. Vamos falar um pouco sobre as 4 mesas que aconteceram no dia.

Fórum de Editoração

Livro na tela: e-book como transformador da leitura

Com a participação de Ednei Procópio, membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro, Sergio Herz, diretor da sessão digital da Livraria Cultura e Lilian Lima Franco do bureau Trio Studio, o assunto foi o livro digital.

Eles debateram sobre questões práticas e diversas como DRM, pirataria, produção, mercado e evolução do eBook no Brasil. Sergio Herz falou das experiências da Livraria Cultura ainda em 2002 com os livros digitais, bem como seu fracasso no projeto, e também falou um pouco mais como a Cultura funciona com esses livros.

Lilian, profissional da área, contou como funcionam os trâmites internos, como as coisas acontecem dentro da editora, quando o assunto é o livro eletrônico. E Ednei trouxe sua experiência com publicações próprias e pirataria, bem como traçou um pouco de como será esse mercado no futuro.

E a Universidade com isso?

Professores universitários como Sandra Reimão, Aníbal Bragança e Marilia de Araujo Barcellos falaram sobre a situação das pesquisas sobre o livro no Brasil. Não teve a ver com livro digital, e creio que isso tenha sido uma falha. Porquê ninguém está pesquisando sobre isso ainda? O que falta para o digital e o acadêmico se unirem aqui no Brasil?

Direitos autorais, deveres editoriais

Especialistas em direitos autorais como Manoel J. Pereira dos Santos – coordenador e professor do curso de Especialização em Propriedade Intelectual da FGV-SP –, Eduardo Pimenta – advogado especializado em Direito Intelectuais pela FGV-RJ – e Rodrigo Salinas – membro da Associação Brasileira de Direito Autoral – falaram a respeito da nova lei do direito autoral, lacunas e falhas, assim como vantagens que serão implementadas.

Uma discussão muito útil e válida, interessante para quem quer conhecer mais sobre esse terreno frágil. E considero de total importância que todos os profissionais ligados ao livro ou ao eBook conheçam sobre essas leis, até mesmo designers e programadores, porque é importante saber.

O ingresso das editoras internacionais no Brasil

Na atual situação do mercado editorial mundial, saber mais sobre iniciativas estrangeiras é sempre bom, ainda mais se forem no Brasil. Matinas Suzuki, editor da Companhia das Letras e do selo Penguin, Paulo Maffia, editor da Abril Jovem e Lilia Zambon da Editora Planeta discutiram cada caso de negócios com estrageiros.

Foi muito proveitoso. Deu pra saber que o Brasil é destaque em algumas coisas, e que certas ações e produtos nossos passam a ser padrão internacional devido à sua qualidade. Eles também debateram sobre problemas que negócios com o exterior acarretam, como o problema da pirataria, da diferença de culturas e também a oportunidade por trás disso tudo.

 

Foi um bom evento, que contou com pessoas bem inseridas no mercado editorial, e que abordou diversas facetas da área, inclusive o livro digital.

Confira mais informações no site do evento, e prepare-se para o próximo.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

Simplíssimo7º Fórum de Editoração dos Alunos da ECA-USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *