Fórum de Editoração

7º Fórum de Editoração dos Alunos da ECA-USP

da Redação Notícias Deixe um comentário

Nesse último sábado (22/10) passei o dia no 7º Fórum de Editoração dos alunos da ECA-USP, realizado na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo, com o tema “Quem tem medo de inovar?”. Foi muito interessante por mostrar que os alunos de Editoração já estão correndo atrás do futuro, querem saber mais sobre o assunto e se manterem informados para sair da faculdade com uma boa carga de conhecimento.

Estiveram presentes aproximadamente 100 pessoas, em um evento bem organizado com direito a certificado, papelaria e cofee break, em uma boa localização de São Paulo. Vamos falar um pouco sobre as 4 mesas que aconteceram no dia.

Livro na tela: e-book como transformador da leitura

Com a participação de Ednei Procópio, membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro, Sergio Herz, diretor da sessão digital da Livraria Cultura e Lilian Lima Franco do bureau Trio Studio, o assunto foi o livro digital.

Eles debateram sobre questões práticas e diversas como DRM, pirataria, produção, mercado e evolução do eBook no Brasil. Sergio Herz falou das experiências da Livraria Cultura ainda em 2002 com os livros digitais, bem como seu fracasso no projeto, e também falou um pouco mais como a Cultura funciona com esses livros.

Lilian, profissional da área, contou como funcionam os trâmites internos, como as coisas acontecem dentro da editora, quando o assunto é o livro eletrônico. E Ednei trouxe sua experiência com publicações próprias e pirataria, bem como traçou um pouco de como será esse mercado no futuro.

E a Universidade com isso?

Professores universitários como Sandra Reimão, Aníbal Bragança e Marilia de Araujo Barcellos falaram sobre a situação das pesquisas sobre o livro no Brasil. Não teve a ver com livro digital, e creio que isso tenha sido uma falha. Porquê ninguém está pesquisando sobre isso ainda? O que falta para o digital e o acadêmico se unirem aqui no Brasil?

Direitos autorais, deveres editoriais

Especialistas em direitos autorais como Manoel J. Pereira dos Santos – coordenador e professor do curso de Especialização em Propriedade Intelectual da FGV-SP –, Eduardo Pimenta – advogado especializado em Direito Intelectuais pela FGV-RJ – e Rodrigo Salinas – membro da Associação Brasileira de Direito Autoral – falaram a respeito da nova lei do direito autoral, lacunas e falhas, assim como vantagens que serão implementadas.

Uma discussão muito útil e válida, interessante para quem quer conhecer mais sobre esse terreno frágil. E considero de total importância que todos os profissionais ligados ao livro ou ao eBook conheçam sobre essas leis, até mesmo designers e programadores, porque é importante saber.

O ingresso das editoras internacionais no Brasil

Na atual situação do mercado editorial mundial, saber mais sobre iniciativas estrangeiras é sempre bom, ainda mais se forem no Brasil. Matinas Suzuki, editor da Companhia das Letras e do selo Penguin, Paulo Maffia, editor da Abril Jovem e Lilia Zambon da Editora Planeta discutiram cada caso de negócios com estrageiros.

Foi muito proveitoso. Deu pra saber que o Brasil é destaque em algumas coisas, e que certas ações e produtos nossos passam a ser padrão internacional devido à sua qualidade. Eles também debateram sobre problemas que negócios com o exterior acarretam, como o problema da pirataria, da diferença de culturas e também a oportunidade por trás disso tudo.

 

Foi um bom evento, que contou com pessoas bem inseridas no mercado editorial, e que abordou diversas facetas da área, inclusive o livro digital.

Confira mais informações no site do evento, e prepare-se para o próximo.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a Simplíssimo, escreva para contato@simplissimo.com.br

Simplíssimo7º Fórum de Editoração dos Alunos da ECA-USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.