Livrarias que vendem ebooks

7 dicas sobre como publicar ebook


Há muitas alternativas para quem quer publicar livros. Algumas são gratuitas, outras não. Algumas são fáceis, outras não (e são super-complicadas). Quer saber como publicar um ebook de forma simples e prática? Confira as nossas dicas:

1. Capas continuam importantes, mas diferentes

Quando você vai a uma livraria física, você vê o livro bem de perto. A capa é grande e pode conter letras miúdas e até pequenas frases. No caso dos ebooks, isso muda completamente. É altamente provável que o leitor só veja um pequeno retângulo com a capa.

A capa ainda é a representação gráfica que apresenta e introduz o livro a você. Mas a capa do ebook precisa ser elaborada considerando o contexto onde ela irá aparecer, os pequenos retângulos das lojas e livrarias. Frases pequenas na capa, nem pensar. Fazer bom uso de cores contrastantes e usar imagens menos rebuscadas, com menos detalhes pequenos/finos, também é uma boa ideia.

Há serviços de publicação que oferecem a criação da capa para o ebook gratuitamente — confira se são oferecidos diferentes modelos e se eles se adequam ao seu projeto.

2. Revise seu texto! Os leitores agradecerão

Ebooks são livros como todos os outros. O fato de não passar pelo processo habitual que envolve o livro impresso, parece deixar muitos autores com preguiça na hora de reler e revisar o texto — há uma quantidade absurda de ebooks com erros crassos de português. Na hora de publicar ebook, parece que o autor esquece desse detalhe, que dificilmente escapa na hora de publicar livro impresso. Os leitores nunca esquecem…

Se você já revisou seu texto com cuidado, já passou para outra pessoa também ler e procurar erros, e principalmente, corrigiu os erros(!), provavelmente pode dispensar uma revisão de texto profissional, mas que é cara e pode ser inacessível para muitos autores.

3. Publique o ebook na Amazon, Apple e Google

Há uma série de grandes e pequenas lojas e livrarias que vendem ebooks no Brasil. Na prática, apenas 3 empresas respondem por praticamente 90% das vendas do nosso mercado de ebooks: Amazon, Apple e Google. As demais, juntas, somam apenas 10% das vendas (Kobo, Saraiva, Cultura, Wook, entre outras.)

Na hora de publicar, garanta que o ebook vá estar à venda nestas 3 principais lojas (e nas pequenas também, claro, pois nunca se sabe). Se o seu ebook não estiver à venda nelas, você está perdendo visibilidade, público e vendas. Se a internet é vasta e quase ilimitada, por que você faria o oposto e limitaria a exposição do seu ebook?

4. Publicar de graça… vale a pena?

Várias empresas oferecem a possibilidade de você publicar “de graça” (pois há certos custos não-financeiros ocultos, veja abaixo). A mais famosa delas é a Amazon, mas existem muitas outras, inclusive brasileiras. Para publicar assim, há duas possibilidades: a loja transformar seu original de forma automática, a chamada “conversão”, para o formato ebook; ou a loja fazer com que o próprio autor faça o ebook, de forma manual, usando um sistema ou programa que, depois disso, fará uma conversão automática.

Reparou que sempre caímos na conversão automática? Ela é realmente sem custos, por si só. Mas a da Amazon, a mais famosa, também é conhecida por só funcionar bem com livros extremamente simples, basicamente de texto e nada mais. Se tiver imagens, tabelas, gráficos… o resultado quase sempre será um ebook fraco, com desajustes em estilos de fonte, parágrafos, e até cortes em pedaços do conteúdo.

Há outras ferramentas, bem mais complicadas que a da Amazon, oferecidas aos autores como “simples” (rs)… mas que de simples obviamente não tem nada. O autor, antes da conversão automática, precisa salvar separadamente cada capítulo e cada trecho do seu livro, manualmente, em um site ou programa. Imagine fazer isso para livros com muitas páginas… é um martírio. Assim como na conversão da Amazon, é o tipo de ferramenta que não lida bem com elementos básicos como imagens, notas de rodapé, tabelas, enfim, qualquer conteúdo que não seja texto puro e simples.

Enfim, publicar “de graça” é aquele barato que sai caro. Um ebook feio, ou mal-acabado, logicamente prejudica as vendas futuras e estraga o livro. Faz sentido publicar desse jeito? A não ser que seu texto seja pequeno e só texto mesmo, não faz sentido. Portanto, fuja das conversões automáticas para ebook.

5. Invista no seu ebook…

Economizar na principal etapa do livro, a publicação, depois de investir inúmeras horas e muito trabalho, parece A lógica diz que não faz nenhum sentido. Eliminando o “de graça” da equação, publicar seu livro se torna muito mais fácil e realmente vantajoso. E não precisa ir à falência para isso: o custo para publicar um livro digital é uma fração do custo para publicar livro impresso tradicionalmente.

Há muitas alternativas e editoras, aqui mesmo no Brasil, que oferecem serviços de publicação profissional com custos e condições bastante flexíveis.

6. … mas invista com sensatez

Colocada a questão de investir na publicação, você não precisa contratar pacotes de publicação “Super Hiper Ultra”… desconfie, sempre, quando a editora tentar lhe empurrar serviços que não precisa.

O ideal é contratar, com o serviço de publicação, somente aquilo que você precisa. Nada de pacotes caríssimos com tudo incluso, portanto.

Seu ebook precisa ser vendido, no mínimo, nas principais lojas (Amazon, Apple e Google). Preferencialmente, em todas as mais relevantes… além de Amazon, Apple e Google, também Kobo, Saraiva, Cultura, Wook (esta é uma loja portuguesa que vende bem ebooks brasileiros). Se o serviço de publicação não oferece isso a você, procure outro… se não, será como publicar apenas no site da pequena livraria da esquina. Ela até pode ser simpática e descolada, mas seu público ficará restrito demais e isso vai tolher suas chances de sucesso.

7. Conheça a Simplíssimo

A Simplíssimo é um serviço de publicação para ebooks e livros impressos, que existe desde 2010. Em matéria de ebooks, é uma das pioneiras no Brasil.

Na Simplíssimo é possível publicar selecionando individualmente apenas os serviços que você precisar. Por exemplo, se o seu ebook já tiver capa e texto revisado, você contrata apenas a produção e publicação do ebook — não existem “pacotes”.

A produção dos ebooks é feita pela equipe da própria editora, então, não há conversões automáticas… uma pessoa faz o trabalho. A qualidade do ebook é bem maior.

A distribuição da Simplíssimo alcança todas as principais lojas (Amazon, Apple, Google, Kobo, Saraiva, Cultura, B&N, Wook, entre outras), sem exigir exclusividade dos autores. Ou seja, você pode publicar o ebook por conta própria também, em seu próprio site, ou outras livrarias para as quais a Simplíssimo não distribua, sem qualquer impedimentos.

Todas as vendas, em todas as livrarias, ficam registradas no site da Simplíssimo, onde então você acompanha mensalmente o desempenho do ebook — você controla todas as lojas em um só lugar, muito prático. A remuneração com vendas dos ebooks é de 90% do valor líquido das vendas – ou seja, o valor que sobra após a comissão da livraria e os impostos — bastante vantajosa. Os 10% restantes ficam para a editora.

A Simplíssimo ainda oferece ferramentas promocionais que são úteis: uma Hotpage de vendas e cupons de desconto para criar promoções. E também é possível publicar o livro impresso, com impressão sob demanda, distribuído para as lojas virtuais da Amazon, Americanas, Submarino, Mercado Livre e Estante Virtual, entre outras.

Além da publicação a Simplíssimo também fornece serviços como ISBN, Ficha Catalográfica, design de capa profissional, revisão de texto, entre outros serviços para ebooks e impressos.

Como publicar um ebook na Simplíssimo?

É fácil como contar 1, 2, 3.

Você cria uma conta no site, aqui (na mesma página, estão todos os detalhes).
Cadastra o seu ebook e seleciona só os serviços de que precisa.
Você confere o orçamento de cada serviço na hora.
Após confirmar a contratação, você envia o seu original em Word ou PDF;
Cadastra os dados do ebook;
Em 7-10 dias corridos a Simplíssimo entrega o seu ebook
Você confere, aprova, e ele é publicado nas principais livrarias.

 

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