Você receberá uma edição impressa -- confira o frete na próxima página.
Tamanho
Manual de atenção psicossocial na gestão de desastres e calamidade pública
Por Jéssica Prazeres Ballesteros Moura, Katiane Moraes da Silva, Rosângela Jacinto Cabral e Sheila Erika Ferro Ramalho Nobre
Este manual aborda conceitos fundamentais relacionados à gestão de desastres, destacando a importância de compreendê-los no contexto psicossocial e não apenas efeitos estruturais. Inicialmente, o documento versa sobre o conceito de “desastre” como um fenômeno resultante de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, que causam danos significativos em ecossistemas vulneráveis, afetando a sociedade na totalidade. Em seguida, apresenta as fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta, restabelecimento e recuperação do desastre, bem como enfatiza a importância de planos de contingência e a gestão de recursos e apoio aos envolvidos no desastre.
Posteriormente, descreve o aporte que o Serviço Social desempenha em contextos de desastres. O presente manual orienta assistentes sociais a agirem de forma categórica e ética em tais situações, destacando a importância de uma formação profissional crítica e reflexiva, elucidando a prática profissional baseada em uma abordagem dos direitos humanos e na justiça social, nâo apenas para mitigar danos imediatos, mas, para enfrentar as causas estruturais impostas pelo sistema Capitalista.
Em seguida, expõe o papel crucial que a Psicologia tem desempenhado em contextos de desastres e emergências no Brasil, em todas as fases. A intervenção psicológica em desastres busca nâo só agir nas consequências psicológicas imediatas, mas também, fortalecer a resiliência das comunidades e indivíduos afetados.
Assim, este documento visa contribuir como um guia prático para Assistentes Sociais, Psicólogos e equipes multidisciplinares, destacando a importância de uma abordagem coletiva e sensível ao contexto biopsicossocial e sócio-histórico-político, visando proporcionar um apoio eficaz e humanitário em todas as fases de um desastre.