Tamanho
O MÁGICO DE OZ
Dorothy Gale é uma jovem que vive com sua tia Em, tio Henry e seu cachorro, Toto, em uma fazenda na pradaria do Kansas. Um dia, Dorothy e Toto são apanhados por um ciclone que os deposita e a casa de fazenda em Munchkin Country, na mágica Terra de Oz. A casa em queda matou a Bruxa Má do Leste, a governante maligna dos Munchkins. A Bruxa Boa do Norte chega com três Munchkins agradecidos e dá a Dorothy os sapatos de prata mágicos que originalmente pertenciam àquela Bruxa Má. Esta Bruxa Boa diz a Dorothy que a única maneira de ela voltar para casa no Kansas é seguir a estrada de tijolos amarelos para a Cidade Esmeralda e pedir ao grande e poderoso Mágico de Oz para ajudá-la.
Lyman Frank Baum, mais conhecido como L. Frank Baum (Chittenango, 15 de maio de 1856 — Hollywood, 6 de maio de 1919), foi um escritor, editor, ator, roteirista, produtor de cinema e teosofista norte-americano. Foi criador de um dos mais populares livros escritos na literatura americana infantil, O Mágico de Oz. Em 1897, tornou-se membro da Sociedade Teosófica, incorporando frequentemente em seus livros temas e símbolos desta doutrina. Frank nasceu na cidade de Chittenango, no estado americano de Nova York, Estados Unidos, em 15 de maio de 1856. Oriundo de uma família de origem germânica, foi o sétimo dos nove filhos do casal Benjamin Ward e Cynthia Stanton Baum, dos quais somente cinco sobreviveram ao primeiro ano de idade. Recebeu o primeiro nome, “Lyman”, em homenagem à seu tio, irmão de seu pai. Entretanto, ele nunca gostou do nome, preferindo ser chamado de “Frank” (razão pela qual, anos mais tarde, adotaria o nome artístico de L. Frank Baum).
Seu pai era um rico homem de negócios, que fez fortuna nos campos de petróleo da Pensilvânia. Frank cresceu na grande residência em estilo vitoriana de seus pais, apelidade de Rose Lawn (literalmente Gramado Rosa em inglês), da qual sempre recordou como uma espécie de paraíso. Quando criança, Frank foi educado em casa juntamente com seus irmãos, mas, ao completar 12 anos, foi enviado para estudar na Academia Militar de Peekskill, Nova York. Frank era uma criança sonhadora e, provavelmente, seus pais acreditaram que ele necessitava de uma educação mais austera. Depois de dois anos extremamamente difíceis na Academia Militar, após um incidente descrito como um ataque de coração, retornou para o lar.
Frank começou a escrever muito jovem, talvez por sua fascinação com os livros. Seu pai lhe dera uma impressora barata, e Frank a utilizava para produzir o “Jornal do Lar” (Rose Lawn) com a ajuda de seu irmão mais novo, Harry Clay Baum, com o qual ele sempre foi muito apegado. Os irmãos publicaram várias edições do jornal e até venderam anúncios. Quando completou 17 anos, Frank havia criado um segundo jornal amador, chamado O Coletor de Selos, impresso como uma brochura de 11 páginas denominada Baum Diretório Completo de Negociantes de Selos, e iniciou um negócio de troca selos com seus amigos.