Brandeira Brasil

A Qualidade Dos eBooks Gratuitos no Brasil

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

O Governo do Amazonas lançou um aplicativo para tablets contendo mais de 100 eBooks Gratuitos na Bienal do Livro de Manaus. Segundo Rogério Braga da Secretaria de Estado da Cultura, até o final do ano outros 200 livros serão incorporados na aplicação. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa amazonense Tap 4 Mobile, instalada no condomínio de incubadoras de empresas do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide).

Além dos mais de 100 títulos de eBooks entre obras raras e livros sobre a região amazônica, o aplicativo também traz o guia da programação cultural do mês, um mapa dos espaços de visitação como teatros, centros culturais e bibliotecas, o histórico dos lugares e o contato para mais informações. A primeira versão do aplicativo está disponível apenas para tablets mas a nova versão, prometida para o final do ano, será disponibilizada para smartphones, ganhará em interatividade e terá tradução para o inglês. “Esta primeira versão focou estrategicamente no conteúdo. A próxima, que já estamos estudando, contará com interatividade maior, integrando com rádio e TV”, adiantou o diretor geral da Tap 4 Mobile, André Tapajós.

Porém, apesar do anúncio do lançamento e do depoimento de Rogério Braga, foi quase impossível encontrar o conteúdo oferecido. O único aplicativo oferecido pela empresa Tap4 Mobile é o Cultura AM, que reúne uma série de conteúdo e notícias do Amazonas. Há uma área para Livros e Periódicos no app, mas não é o objetivo principal dele.

Após muita pesquisa, chegamos a ele e pudemos conferir o acervo, que já tem mais de 130 títulos. São todos títulos digitalizados de antigos livros, documentos sobre o estado e seu meio ambiente, artigos sobre a história do Amazonas e algumas literaturas de autores da região. Poderia ser mais caprichado, mas é conteúdo de grande importância para a história do Brasil. O aplicativo não traz qualquer ajuste de fonte, tamanho de letra ou mesmo seleção de texto, apenas apresenta as imagens escaneadas dos livros.

Um aplicativo assim nos faz pensar no que é realmente um eBook e no que é o mercado de livros digitais no Brasil. Enquanto falamos de interatividade, vídeos, aplicativos animados, temos livros fornecidos pelo governo que são sofríveis. Apesar de apresentarem conteúdo rico e de valor histórico inestimável, há obras que são apenas PDFs de impressão colocados no aplicativo, pois ainda é possível ver marcas de corte no documento.

Por que não há um pouco mais de capricho, mesmo em conteúdo gratuito? Esse pode ser o primeiro contato de muita gente com o livro digital, seria bom se fosse mais bem feito. Mesmo sem investir em interatividade, vídeos e animações, seria possível ter adicionado informações sobre os livros, seus autores, etc. Assim como foi feito, fica parecendo que o conteúdo foi jogado na pressa.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente aqui.

Com informações do Amazonas Notícias.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoA Qualidade Dos eBooks Gratuitos no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *