Agência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs

Eduardo MeloAtualizado em: Ebooks, Mercado, Notícias 13 Comments

Na próxima segunda-feira, 11 de novembro, a Agência Brasileira do ISBN fará uma atualização muito positiva para as editoras cadastradas na instituição: vai ao ar um novo sistema online, em que será possível solicitar e acompanhar o registro do ISBN de modo totalmente eletrônico, sem necessidade de procedimentos manuais, como o envio de formulários impressos e comprovantes de pagamento pelo correio.

De acordo com a legislação do livro no Brasil, todos os livros publicados e distribuídos no país precisam receber um número ISBN para registro e catalogação. Até agora, o único procedimento possível para registrar ISBNs, para a grande maioria das editoras cadastradas na Agência, era através do envio, pelo correio, de um formulário impresso. Embora o método vá continuar, agora a editora poderá optar por um procedimento totalmente eletrônico, mais prático, rápido e econômico.

Estamos aguardando um acesso ao sistema, para apresentarmos a novidade aos leitores do Revolução eBook e explicar como ela funcionará na prática, uma vez que muitos autores (e editores) nos escrevem regularmente com dúvidas a respeito da designação de ISBNs para ebooks.

Enquanto isso, confira mais detalhes sobre esta ótima novidade, na entrevista que fizemos com a chefe da Agência Brasileira do ISBN, Andréa Coêlho de Souza:

Revolução – A Agência está implantando um sistema online para os pedidos de ISBN, como está ocorrendo a transição?

Andréa Coêlho de Souza – A transição já vem ocorrendo internamente na Agência há 2 meses, que correspondente a 1ª fase. Como o novo sistema está passando por ajustes, podem acontecer alguns atrasos eventuais nos serviços, no qual os editores já foram comunicados através do site da Agência. Novamente reiteramos nossas desculpas e pedimos a compreensão de todos, pois toda mudança requer um pouco de paciência. A próxima fase será o lançamento de um novo site da Agência.

Revolução – Qual o cronograma da expansão desta nova sistemática, para as demais editoras?

Andréa – No dia 4/11 11/11– 2ªf, o sistema online já estará disponibilizado para todas as editoras, através de um novo site da Agência. O modo atual, correio, permanecerá, também neste novo site. Fica a critério do editor escolher o online ou correio.

Revolução – Como funcionará o novo sistema?

Andréa – Os editores poderão solicitar os serviços, fazer o pagamento (boleto bancário) e acompanhar a solicitação através da internet. O processo atual, via correio, permanecerá.
O editor é livre para escolher a opção que melhor lhe convier: on line ou correios.

Revolução – Quais benefícios você visualiza com a nova sistemática, tanto para a Agência, quanto para as editoras?

Andréa – Para a Agência o sistema on line era uma promessa da atual administração para com os editores. O benefício é que os editores vão reduzir gastos com correio e tempo de envio.
Lembramos que o processo de envio do serviço executado pela Agência para os editores [a entrega dos ISBNs] já era on line desde o ano de 2007.

Revolução – A Agência verifica um aumento no número de registros de ISBN, por conta da publicação de ebooks?

Andréa – Este aumento estava sendo gradativo, mas, nos dois últimos anos ele vem crescendo. Algumas editoras estão se cadastrando na Agência somente para editar e-books.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo Melo

Eduardo Melo é fundador da Simplíssimo e seu diretor-executivo desde 2010. É licenciado em História e Mestre em Teoria da Literatura.

SimplíssimoAgência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs

Comments 13

  1. Pingback: Agência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs | Editora HN

  2. Até que enfim. Imprimir 3 folhas de papel, mais envelope, mais comprovante de depósito e envio pelo correio pra pedir um número de ISBN de livro impresso já era lamentável, agora, gastar essa papelada para ter o ISBN de um eBook é, no mínimo, desperdício de papel – pra não dizer burrice burocrática.

  3. Pingback: Agência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs | Entrando Numa Fria

  4. Pingback: Agência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs | Revolucaoebook.com.br – notícias e opiniões sobre ebooks, livrarias e o mercado do ebook – Revolucaoebook.com.br | Estudos e Projetos Editoriais

  5. O ISBN digital não tem o mesmo que o ISBN tem em livros impressos. Na Amazon seu uso é opcional porque o próprio software do ecommerce gera um código específico para cada ebook, que serve para muito pouco devido ao poder da plataforma e os inúmeros parâmetros que ela considera importantes quando uma pessoa faz uma busca por um livro.

    Ele é sim fundamental para livros impressos por questões óbvias; basta analisar o modelo de negócio de uma livraria tradicional.

  6. Pingback: Agência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs | Sistema de Bibliotecas UCS - Blog

  7. preciso reclamar! Paguei o valor do cadastro do ISBN para a fundação em deposito de conta bancaria, no banco Santander, enviei o envelope com a ficha cadastramento, CPF, E ORIGINAIS DE DEPOSITO DE 220, 00; mais 15, 00 reais ISBN; e ainda, 6,00 reais taxa de correios despesas para me enviar numero de ISBN…Ontem, telefonei me atendeu uma funcionaria, dizendo que tenho que mandar uma carta, solicitando, rever o dinheiro, para fazer o cadastro on line. Ora, o que está acontecendo? Segui as intruções, estou com os contos na grafica, esperando o ISBN, quem é, o responsavel por está instituição…

    1. preciso reclamar! Paguei o valor do cadastro do ISBN para a fundação em deposito de conta bancaria, no banco Santander, enviei o envelope com a ficha cadastramento, CPF, E ORIGINAIS DE DEPOSITO DE 220, 00; mais 15, 00 reais ISBN; e ainda, 6,00 reais taxa de correios despesas para me enviar numero de ISBN…Ontem, telefonei me atendeu uma funcionaria, dizendo que tenho que mandar uma carta, solicitando, rever o dinheiro, para fazer o cadastro on line. Ora, o que está acontecendo? Segui as intruções, estou com os contos na grafica, esperando o ISBN, quem é, o responsavel por está instituição…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.