Amazon agora também irá vender PDFs – artigo

Colaboração do leitor Ebooks, editora, livro eletrônico, Tecnologia Deixe um comentário

O ePub é um formato completo e com muita liberdade de diagramação. Entretanto, a teimosa Amazon prefere manter o formato AZW, uma versão com proteção do MOBI. Esse é um formato simples, que fica bem em textos grandes e romances, mas que é pobre em matéria de recursos e diagramação.

Percebendo que muitas das obras que comercializa não se encaixam nesse formato simples, a Amazon agora vende também títulos em PDF. Rebatizado no estilo Apple como “Print Replica” (réplica da impressão, em tradução livre), o formato permite apenas recursos como zoom, pan (navegação dentro do zoom) e seleção de texto. Não há como aumentar as letras e nem rediagramá-las nas páginas e na tela.

Por isso, esse é apenas um formato que pode ser lido nos aplicativos Kindle para PC e Mac. Isso permite a venda de livros mais próximos aos impressos – muito bom para casos como livros de arte ou fotos –, mas restringe o conteúdo apenas ao computador, excluindo smartphones, eReaders e tablets. O “novo” formato parece ser uma resposta da Amazon ao formato “ePub fixed layout” da Apple, e ainda não há previsão de quando estará disponível para outras plataformas.

Junto com essa novidade, foi lançado também o aluguel de livros pela empresa, apenas dos formatos Print Replica e para Mac e PC. De acordo com o TeleRead, será possível alugar títulos por até 30 dias, variando de título para título. O valor do aluguel será deduzido da compra, caso essa seja efetuada antes do final do período de aluguel.

Essa novidade parece ser bem interessante. Aluguel de livros eletrônicos pode ser uma boa ideia para universitários e acadêmicos.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Colaboração do leitor

SimplíssimoAmazon agora também irá vender PDFs – artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *