Amazon compra concorrente no Reino Unido. Seria um caminho para o Brasil?

Eduardo Artigos, Ebooks, Notícias 1 Comment

Foi a pergunta feita pelo Newton Neto no grupo de discussão que ele mantém no Linkedin. E como um diretor da Amazon recentemente zanzou aqui pelo Brasil e pretende voltar em setembro, faz bastante sentido questionarmos como os executivos da Amazon planejam desembarcar aqui, terra brasilis….

Eu não sou especialista no mundo corportativo, mas me parece que a Amazon tende a adquirir empresas para eliminar ou absorver concorrentes. Pelo que dizem, a compra da The Book Depository cumpre as duas funções: elimina um concorrente que tinha abrangência global (2/3 das vendas eram globais) e poderia crescer, enquanto absorve a sua rede, em alguns países até mais presente que a Amazon, ou competindo mano-a-mano.

A Amazon obteve resultados parecidos (eliminação e absorção) adquirindo empresas como Mobipocket e Stanza. As duas eram de tecnologia, mas agregaram um valor determinante para as estratégias globais da Amazon.

Na Índia, a Amazon está erguendo uma estrutura própria e vai partir para a competição direta com o principal vendedor local de livros online. É claro que, na Índia, existe uma população de 350 milhões de pessoas capazes de ler em língua inglesa (conforme dados da Wikipedia). Vemos imediatamente que faz sentido, para a Amazon, montar uma estrutura lá.

Se adquirir um concorrente é um caminho da Amazon para o Brasil… depende de existir uma empresa local que tenha valor para a Amazon e se encaixe na estratégia que vemos. Será que existe essa empresa? Será que o público brasileiro justifica investimento da empresa aqui? Talvez a Amazon termine se instalando aqui mais por razões geográficas/logísticas do que, propriamente, pelo nosso mercado consumidor…

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoAmazon compra concorrente no Reino Unido. Seria um caminho para o Brasil?

Comments 1

  1. se aqui desembarcar, que seja na Zona Franca de Manaus, Amazonas. Nada mais pertinente… 🙂

    um grande truste internacional… quem fará frente?

    Saraiva que se cuide…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *