Amazon no Brasil

Amazon Tenta Vender Kindles Para o Governo Brasileiro – #FAIL

da Redação Ebooks, Notícias 1 Comment

Na coluna de Lauro Jardim na Veja dessa semana há uma pequena nota que fala sobre a visita de representantes da Amazon ao ministro da Educação Aloizio Mercadante. Nessa reunião, teriam feito dois pedidos ao ministro: vender Kindles ao MEC (não fica claro se seria o Kindle Fire ou o Kindle com tela de eInk) e embarcar mais de 180 mil livros de domínio público em português nos aparelhos a serem vendidos no Brasil.

Parece que o último pedido deve ser concedido (uma notícia bem legal, aliás), mas o segundo está fora de questão. É provável que a Amazon não tenha oferecido dinheiro o suficiente ao governo brasileiro, mas eu sou uma pessao esperançosa e quero acreditar que o nosso governo parou e pensou um pouco no que significaria uma decisão dessas: o maior comprador de livros do mundo à mercê de uma única plataforma.

Todos os eBooks destinados a escolas teriam de ser feitos no formato MOBI ou no KF8, e teriam o DRM exclusivo da Amazon. Livros digitais vendidos pelas principais editoras e livrarias brasileiras, em formato ePub, não seriam compatíveis com o aparelho do governo, exigindo um retrabalho gigantesco. E isso também fecharia a porta para qualquer outro player, sejam os grandes como Apple e Google, sejam os brasileiros, sem importar o tamanho.

Ufa.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoAmazon Tenta Vender Kindles Para o Governo Brasileiro – #FAIL

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.