Amazon vai perder a boquinha de Luxemburgo

eduardo Ebooks 1 Comment

A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) notificou as autoridades de Luxemburgo, dando 30 dias para o país aumentar o imposto cobrado em serviços digitais, de 3% para 15%. A França, que pratica uma taxa de 7%, recebeu advertência similar.

A informação é do jornal Guardian, que revelou, no início da semana, a prática abusiva da Amazon contra as editoras inglesas, recolhendo das vendas de eBooks 20% de impostos, mas pagando efetivamente 3% em Luxemburo – situação de desequilíbrio, que coloca a competição local em séria desvantagem.

Amazon e Luxemburgo podem recorrer.

Um detalhe importante é que a elevação dos impostos em Luxemburgo também afetarão outras empresas de tecnologia, como Apple, Skype e Netflix, entre outras, que possuem sedes em Luxemburgo para usufruir taxas mais baixas.

Fonte: Guardian

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoAmazon vai perder a boquinha de Luxemburgo

Comments 1

  1. De fato, uma grande malandragem! Se o imposto que pagam é de 3%, por que cobrar 20%? Sim, sim, verdade… Mas… mas perceba: se eles cobrassem apenas 3%, as demais editoras iriam reclamar do mesmo jeito!… O que significa que todo mundo deveria se mudar para Luxemburgo…

    Agora, cá entre nós, de onde surgiu o desequilíbrio? Da Amazon? Do Big Bang? Do nada? Não, dos tentáculos do Estado. Insisto: quem quiser falar sobre mercado e ebooks, deve estudar economia da Escola Austríaca. Do contrário incorrerão nesse erro keynesiano de achar que a intromissão do Estado na economia é uma lindeza totalmente natural, inexorável e justificada. Não fosse essa intromissão — causadora real do desequilíbrio — o livre mercado se ajustaria por si só.

    Tiradentes morreu por causa de impostos, os norte-americanos começaram sua revolução contra os ingleses pelo mesmo motivo… mas hoje todos os habitantes do planeta parecem acreditar que bancar a burrocracia mundial é uma virtude, um dever cívico. Se quiserem fazer isso com meus ebooks, terão de ouvir muito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *