Apple Abre Loja de eBooks no Brasil em 30 Dias (Não é Pegadinha)

Eduardo Melo Ebooks, Notícias Deixe um comentário

É um pouco estranho essa notícia sair no dia 1º de abril… mas vem de uma fonte séria e faz sentido. Lauro Jardim, na Veja online:

Apple vai sair na frente da Amazon: já avisou as editoras brasileiras que dentro de trinta dias, a iBookstore, seu serviço de venda de livros digitais, estará funcionando no Brasil.

Quem sai ganhando com essa chegada da Apple? Eu diria que todo mundo ganha. Editoras, leitores e até livrarias brasileiras ganham com isso.

Editoras brasileiras: a Apple tem uma plataforma muito eficiente para vender eBooks, com uma remuneração adequada. Existem pelo menos 400 mil iPads no Brasil. E a iBookstore da Apple tem grandes vantagens sobre as outras “livrarias online”: a compra de um eBook é muito mais fácil e rápida, e os ebooks só podem ser vendidos após passar pelo rigoroso controle de qualidade da Apple. E de lambuja, ganham um motivo extra para chorarem um acordo melhor com a empresa de Jeff Bezos.

Consumidores e leitores: os eBooks vendidos na loja iBookstore são, disparadamente, os mais bem acabados e bonitos esteticamente. Sem falar que a leitura funciona sem problemas, já que um livro comprado na iBookstore não precisa de cadastro de AdobeID, nem outras burocracias alucinantes…

Livrarias de eBooks brasileiras: vendo pelo lado positivo, até as livrarias nacionais ganham com a chegada da Apple. É a oportunidade para reavaliar algumas práticas de negócio. Faz sentido vender eBooks com o DRM da Adobe, se ele prejudica a experiência de compra e de leitura? Faz sentido vender eBooks sem ter um aparelho próprio ou, pelo menos, um aplicativo para iOS convincente? Será necessário fazer promoções e oferecer descontos de vez em quando, daqui para frente, a fim de atrair a atenção dos consumidores? A concorrência da Apple, e depois da Amazon, será muito salutar neste sentido.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo Melo

Eduardo Melo é fundador da Simplíssimo e seu diretor-executivo desde 2010. É licenciado em História e Mestre em Teoria da Literatura.

SimplíssimoApple Abre Loja de eBooks no Brasil em 30 Dias (Não é Pegadinha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.