Auto-publicação ganha força com ebooks

Eduardo Melo Ebooks, Notícias Deixe um comentário

O número de livros auto-publicados produzidos anualmente nos EUA quase triplicou, crescendo 287% desde 2006, com 235.625 títulos impressos e lançados em 2011, de acordo com uma nova análise de dados de Bowker. O maior aumento, porém, está sendo percebido nos ebooks.

Em 2011, a produção de ebooks auto-publicados nos EUA foi de 87.201, um aumento de 129% em relação a 2006, contra 33% de crescimento na auto-publicação impressa. Enquanto a auto-publicação é basicamente o autor publicando por conta própria, um punhado de grandes empresas controla este mercado nos EUA.  A Smashwords superou os produtores de ebooks com 40 mil títulos, quase 47% do total de livros auto-publicados como ebooks. Pequenas editoras, que produziram 10 ou menos ebooks, foram responsáveis por quase 13 mil ebooks, ou 15% do total.

Um detalhe interessante desta pesquisa, é que a Bowker contabiliza as solicitações norte-americanas de ISBN. Isto não inclui a esmagadora maioria dos ebooks auto-publicados na Amazon, que não pede (e muito menos fornece) ISBN aos autores que se auto-publicam no programa KDP (Kindle Direct Publishing). Em outras palavras: o crescimento do self-publishing é certamente bem maior que os números da Bowker indicam.

Fonte: Publishers Weekly

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo Melo

Eduardo Melo é fundador da Simplíssimo e seu diretor-executivo desde 2010. É licenciado em História e Mestre em Teoria da Literatura.

SimplíssimoAuto-publicação ganha força com ebooks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *