Autopublicação parece moda da Internet, mas no passado foi o caminho de grandes escritores

Elis Nunes Autores, Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Diferente do que muitos pensam, a autopublicação não é uma novidade e tão pouco teve seu início nesse século. Autores como Marcel Proust, Martin Luther King, Emily Dickinson, Jane Austen e Virginia Woolf precisaram se aventurar sozinhos, pagando todos os custos exigidos – e não somente em dinheiro – para que pudessem publicar suas obras, isso segundo a exposição no Museu Shandy Hall que acontece entre os dias 4 de agosto e 14 de outubro em Nova York.

A exposição, que apareceu pela primeira vez na Galeria de Whitechapel – Londres, é chamada de DO ou DIY (Do It Yourself) e exibe originais desses autores, entre outros, em caixas de vidro. Nelas é possível ver, por exemplo, poesias escritas por John Ruskin aos 11 anos de idade, na qual a publicação fora custeada por seu pai. Além de alguns “ensaios polêmicos” espalhados pelas paredes, numa tentativa de dar uma introdução à história oculta da autopublicação.

O curador do museu de Nova York, Patrick Wildgust, diz que “Estrelas não poderiam ficar sem publicar seus livros, então eles tinham que imprimir por conta própria – mesmo que precisassem pedir dinheiro emprestado – e depois, eles mesmos vendiam esses livros.” Prática que voltou a acontecer com muita força com o surgimento e disseminação da internet e dos ebooks nos dias de hoje.

A exposição é uma inspiração à todos os aspirantes a escritor, principalmente na era digital, cujo livro é distribuído mais rapidamente através da internet em diversos formatos – incluindo o próprio Word – quase sem custo nenhum, mas também é um alerta: publicar não é algo fácil e precisa mais do que somente o escritor para se destacar entre tantos outros.

Fonte: The Independent

Mais sobre a exposição aqui.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Elis Nunes

Twitter

É formada em Produção Editorial e atua no mercado há oito anos, principalmente como diagramadora e designer de livros freelancer.

SimplíssimoAutopublicação parece moda da Internet, mas no passado foi o caminho de grandes escritores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.