Autores querem indenização do Google por livros digitalizados

Daniel Pavani Autores, Ebooks Deixe um comentário

Um grupo de autores está processando o Google por conta de seu serviço de digitalização de livros, acusando a gigante das buscas de fazer uso não-justo das obras.

Conforme contou o site Electronista na última sexta-feira, o grupo pediu a um Tribunal Distrital Federal de Nova York para que a empresa pague cerca de US$ 750 por cada livro digitalizado. O Google, por sua vez, acredita que fez o uso correto dos livros, respeitando os direitos autorais e fornecendo uma ferramenta útil para que leitores pesquisem livros interessantes para empréstimo ou compra.

Um acordo já havia sido feito entre os autores e a empresa de Mountain View em 2011, em que ela pagaria cerca de US$ 125 milhões. Porém, a pressão de empresas como Microsoft e Amazon, além do próprio juiz que presidia o caso, fez com que o acordo fosse vetado por receio de monopólio.

A ação movida contra o Google é dirigida pelo Authors Guild, que representa mais de 8 mil autores. O mesmo grupo já moveu ações contra a Apple e a Amazon por conta de uma possível fixação dos preços de eBooks.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoAutores querem indenização do Google por livros digitalizados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *