Autores querem indenização do Google por livros digitalizados

Daniel Pavani Autores, Ebooks Deixe um comentário

Um grupo de autores está processando o Google por conta de seu serviço de digitalização de livros, acusando a gigante das buscas de fazer uso não-justo das obras.

Conforme contou o site Electronista na última sexta-feira, o grupo pediu a um Tribunal Distrital Federal de Nova York para que a empresa pague cerca de US$ 750 por cada livro digitalizado. O Google, por sua vez, acredita que fez o uso correto dos livros, respeitando os direitos autorais e fornecendo uma ferramenta útil para que leitores pesquisem livros interessantes para empréstimo ou compra.

Um acordo já havia sido feito entre os autores e a empresa de Mountain View em 2011, em que ela pagaria cerca de US$ 125 milhões. Porém, a pressão de empresas como Microsoft e Amazon, além do próprio juiz que presidia o caso, fez com que o acordo fosse vetado por receio de monopólio.

A ação movida contra o Google é dirigida pelo Authors Guild, que representa mais de 8 mil autores. O mesmo grupo já moveu ações contra a Apple e a Amazon por conta de uma possível fixação dos preços de eBooks.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Daniel Pavani

SimplíssimoAutores querem indenização do Google por livros digitalizados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.