Barnes and Noble

Barnes & Noble Pode Estar Com Problemas?

da Redação Notícias Deixe um comentário

Lá vamos nós para a notícia da semana. Anteontem, vários sites de notícia informaram que a Barnes & Noble estaria vendendo seu braço editorial e gráfico, a Sterling Publishing. Ontem, após serem divulgados ótimos números dos produtos nook, correm rumores de que a tradicional cadeia de livrarias poderia separar essa área de negócios da Barnes & Noble em si. Segundo analistas, esse pode ser o começo do fim.

A nota no Wall Street Journal informa que a Barnes & Noble colocou oficialmente seu braço editorial à venda por causa da intensa concorrência da Amazon e da decisão da empresa de se concentrar exclusivamente em eReaders e eBooks. A Sterling foi originalmente adquirida pela B&N em 2003 e custou US$115 milhões. A editora é conhecida por seus livros infantis de puzzles, jogos, culinária e artesanato. A principal razão de a Sterling ter sido comprada originalmente foi por causa de seu catálogo de livros e sua grande variedade de conteúdo. A Barnes & Noble se concentrou na digitalização de sua carteira de cerca de  mil livros.

Publicando livros desde 1970, a Barnes & Noble não deixará de editar títulos, uma vez que possui a PubIt, sua plataforma de auto-publicação para autores independentes.

E ontem, vieram as duas novas notícias. Primeiro, a divulgação dos números de vendas do nook no final de 2011. De acordo com o press release:

Durante o período de férias de nove semanas que terminou em 31 de dezembro de 2011, as vendas unitárias do Nook, incluindo Nook Simple Touch, Color Nook e o novo Nook Tablet, aumentaram 70% em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas do Nook Tablet superaram as expectativas, enquanto as vendas de Nook Simple Touch ficou abaixo das ​​expectativas, indicando uma preferência mais forte do cliente para dispositivos coloridos.

Vendas de conteúdo digital também cresceram rapidamente durante o mesmo período, aumentando 113% em base comparável. Vendas de conteúdo incluem livros digitais, banca de jornal digital e o rápido crescimento de negócios de apps.

E, no mesmo release, a bomba:

Devido à importância crescente da plataforma de negócios Nook, a companhia está avaliando seus segmentos de comunicação. A avaliação está prevista para ser concluída até o final deste ano fiscal, que pode resultar em relatórios Nook como um segmento operacional separado.

A fim de capitalizar sobre o crescimento rápido dos negócios digitais Nook, e sua posição de liderança favorável ​​na expansão do mercado de conteúdos digitais, a companhia decidiu prosseguir os trabalhos exploratórios estratégicos para separar o negócio Nook.

Ainda segundo as notícias, a B&N já está em conversação com parceiros, editoras e outras empresas que fazem ou podem fazer parte dos negócios Nook. “Vemos um valor substancial no que nós construímos com o nosso negócio Nook em apenas dois anos, e acreditamos que é o momento certo para investigar as nossas opções para crescer esse valor”, disse William Lynch, CEO da Barnes & Noble.

Entretanto, não há garantias de que realmente vá acontecer uma separação (conhecida como spin off). “Não há garantia de que a revisão de uma separação potencial do negócio digital Nook irá resultar em uma separação. Não há calendário para a revisão, e a companhia não tem intenção de fazer mais comentários sobre a revisão, a menos que e até que uma decisão seja tomada.” informa o release.

Analistas estão preocupados. “A venda de livros físicos está em queda e o maior concorrente nacional [Borders] fechou suas portas em 2011”, disse Peter Wahlstrom, analista da Morningstar, que cobre Barnes & Noble. “Se você olhar para cinco anos a frente e perguntar se havaeá livrarias e se terão mais ou menos livrarias, eu acho que haverá menos. A Barnes & Noble está enfrentando uma subida, encabeçando essa indústria.”

Com informações do TeleRead e Digital Book World.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoBarnes & Noble Pode Estar Com Problemas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *