Bomba: Adobe Abandona Flash em Lugar do HTML5 para Mobile

Eduardo Melo Ebooks, Notícias Deixe um comentário

E quando dizemos bomba, é sério mesmo. A Adobe, que desde o lançamento do iPad reclamou da Apple pela falta de suporte ao Flash no iOS, entregou os pontos e decidiu abraçar o HTML5.

Mesmo não sendo nunca adotado pela Apple, o Flash tinha encontrado lugar em dispositivos com o sistema operacional Android e também nos aparelhos da RIM, fabricante dos BlackBerrys. O suporte ao Flash era um item muito procurado por usuários desses aparelhos.

O site ZDNet revelou que a Adobe está redirecionando seus esforços. Nas palavras da própria Adobe:

Nosso trabalho futuro com o Flash em dispositivos móveis será focado em permitir aos desenvolvedores levar seus trabalhos para o Adobe AIR. Não iremos mais adaptar o Flash Player para plataformas móveis em seus novos navegadores, sistemas operacionais e configurações de dispositivos. Algumas das nossas licenciadas do código fonte poderão optar por continuar trabalhando e lançando suas próprias implementações do Flash. Continuaremos a dar suporte para as configurações atuais do Android e do PlayBook com consertos de bugs críticos e atualizações de segurança.

O ZDNet acrescenta ainda que,

Adobe is Stopping development on Flash Player for browsers on mobile.

Adobe is now focusing their development efforts on:

  • Applications for mobile
  • Expressive content on the desktop (in and out of browser)
  • Increasing their investments in HTML5 in general

Mais um prego no caixão do Flash, mas esse é um daqueles pregos poderosos. A tecnologia revolucionou graficamente a Web mas, com o passar dos anos, foi ficando defasada por ser fechada, proprietária e principalmente, não-semântica – uma página em Flash não consegue ser catalogada pelo Google, basicamente, e fica “invisível” para buscas. Mesmo assim, o Flash ainda é usado massivamente nos videos que assistimos pela Web. O pessoal mais técnico e familiarizado com o Flash poderá acrescentar mais coisas aqui, e certamente muitos vão discordar que o Flash seja defasado…

O redirecionamento das estratégias da Adobe para o HTML5 indica claramente que a empresa parou de olhar o retrovisor, desistiu de “segurar” seu produto antigo. Cada vez mais empresas aderem à nova versão do HTML, que permitirá transmitir video e audio sem necessidade de plugins (ou seja, sem precisar do Flash). Somando isso, com a posição da Apple de deixar o Flash e a Adobe de fora do iPad, é uma decisão de sobrevivência bastante lógica da Adobe investir em um produto novo, baseado em uma tecnologia nova.

O que isso tem a ver com ebooks? Muita coisa. Isso mostra que o ePub3, a nova especificação do formato de ebooks que usa HTML5 e CSS3, segue o caminho certo. A decisão estratégica da Adobe, a principal empresa na área de produção gráfica e web, de adotar o HTML5 como ponto central no desenvolvimento dos seus produtos, também mostra claramente a quem produz conteúdo rico graficamente, para web, que o caminho daqui para frente será o HTML5.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo Melo

Eduardo Melo é fundador da Simplíssimo e seu diretor-executivo desde 2010. É licenciado em História e Mestre em Teoria da Literatura.

SimplíssimoBomba: Adobe Abandona Flash em Lugar do HTML5 para Mobile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.