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Bookboon: Uma Revolução no Mercado de eBooks?

08/03/2012
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Um tempo atrás falamos aqui do site Bookboon.com, que oferece mais de mil livros digitais gratuitos dos mais variados assuntos como didáticos, guias de viagens, negócios e outros. Seu modelo consiste em oferecer livros gratuitos para o público, patrocinados por anúncios no meio do livro. Um modelo que todos já conhecemos, mas que poucos tiveram coragem de tentar.

Mas essa editora dinamarquesa está tentando, e está tendo muito sucesso. De acordo com seu press release, seu site teve um aumento de tráfego de 500% nos últimos nova meses de 2011 e já contam com o download de mais de 1 milhões de eBooks. E mais: a Bookboon planeja tomar 10% do mercado americano até o terceiro trimestre desse ano e espera mais de 50 milhões de downloads.

“Experimentamos um crescimento enorme nos últimos 12 meses. Os nossos utilizadores sentir que o nosso conceito é que vale a pena compartilhar com os amigos, especialmente porque todo o nosso conteúdo é livre, independente de plataforma, e não requer registro de usuário.” disse Thomas Buus Madsen, COO da Bookboon.

A empresa é sustentada por publicidade. Ela deriva de receitas de recolhimento de informação (email e escola superior do leitor ou indústria) e, em seguida, usar essas informações para personalizar a publicidade no livro de recrutadores que queiram contratar os leitores. “Nossos usuários dizem amar o fato de que eles não têm de se registrar ou lembrar de um login para pegar o livro que querem, e podem lê-lo em qualquer dispositivo que eles queiram.” afirma Madsen.

Lançada em 1988, a Bookboon afirma ser a maior editora do mundo. Em 2005 a empresa deu um salto estratégico e se tornou a primeira editora de livros do mundo a se concentrar 100% em eBooks gratuitos. Desde então, a empresa vem com o objetivo de estabelecer novos padrões no mundo da edição moderna, baseada nas necessidades dos leitores.

Um artigo no site Publishing Perspectives também fala sobre a editora, mostrando que ela está ganhando importância no mercado e atraindo olhares de outras empresas. São 1000 livros no catálogo, com a expectativa de adicionais mais 300 em 2012. Os autores são recrutados pela empresa para escrever livros em seus idiomas locais – “nós não traduzimos”, diz Madsen, “porque uma coisa é sempre perdida” – e os escritores são pagos com base na receita de publicidade gerada pelo livro e o número de downloads.

“Estes são livros fatuais que têm um monte de leitores que são empregados em potencial para as empresas. Então, nós estamos à procura de anunciantes que estão tentando marcar-se junto aos estudantes estudantes. Alguns, como a Dell, querem vender um computador, outros, como a London Business, promover sua pós-graduação e programas de educação executiva.” explica. Anunciantes incluem várias das melhores marcas comerciais, tais como UBS, a IKEA, a Accenture, a Volvo, a Maersk e Ericsson, para citar apenas alguns.

Com informações da Reuters.

 

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