Brasil é a aldeia gaulesa da Amazon? Central de boatos a todo vapor

Eduardo Melo - Simplíssimo Ebooks, Notícias 5 Comments

“Estamos no ano 2012 depois de Cristo. Todo o mundo vai sendo ocupado pela Amazon … Todo? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis brasileiros ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de executivos da Amazon, nos campos fortificados de Balacobacum, Burocraticum, Complexum e Dificium”.

Tudo indica que o Brasil é aquela aldeiazinha que César não consegue conquistar, por mais que insista. A central de boatos está à todo vapor, por diferentes fontes, dizendo que a Amazon vai adiar outra vez o início dos negócios no Brasil.
O Radar Online informa que “a empresa pensa na possibilidade de comprar uma grande rede de varejo para entrar no país”, já que a dificuldade para se instalar no país é grande. No Publishing Perspectives, Julietta Lionetti menciona uma suposta visita de Jeff Bezos ao Brasil semana passada, para fechar um acordo com o governo para fornecer uma grande quantidade de Kindles para o setor educacional. E por fim, o site Brasil Econômico afirma que a Amazon trabalha com uma nova data, 30 de junho de 2013, para instalar o seu comércio de bens físicos de pequeno porte (Kindle, livros, games), mas claro, afirmando que “representantes de editoras” comentam que a Amazon pode começar a venda dos ebooks ainda este ano, já que não requerem uma solução logística e um depósito que, diz a matéria, estariam procurando em São Paulo.

O fato é que a Amazon ainda não dispõe, online, de muitos títulos em português – e dos 6 mil que estão no ar, mais de 20% são titulos de domínio público, em sua maioria repetidos – como os 352 ebooks de Machado de Assis… fica complicado abrir uma Kindle store brasileira, tendo bem menos conteúdo que os concorrentes locais.

Será Bezos um novo César, que tenta conquistar repetidamente (e sem sucesso) o mercado dos irredutíveis gauleses brasileiros? A conferir…

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoBrasil é a aldeia gaulesa da Amazon? Central de boatos a todo vapor

Comments 5

  1. Excelente artigo, Eduardo Melo. Exemplifica de maneira divertida os contratempos e dores de cabeças do Jeff Bezos e companhia. Se você tivesse que dar um palpite sobre a rede de varejo que a Amazon.com compraria, qual seria? Quem você acha? CasasBahia.com.br? Magazine Luiza?

  2. Interessante a analogia com as histórias do Asterix, e tem a ver mesmo. E será que a Amazon conseguirá repetir aqui o sucesso que é nos Estados Unidos?

  3. "Haja boatos", não! – Na boa, eles deveriam 'comprar' é a Cultura e a Saraiva. Assim, "duas pedras no caminho" seriam removidas de imediato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *