eBooks

Carregue Menos Peso com eBooks

da RedaçãoAtualizado em: Artigos, Ebooks, ereader, ereaders, livro eletrônico, Tecnologia 1 Comment

Não há nada menos eficiente do que carregar uma mochila ou mala cheia de livros, sejam aqueles para serem lidos durante uma viagem ou todos os necessários para sua tese ou trabalho de conclusão de curso. Além de prejudicarem as costas, são pouco práticos porque ocupam espaço precioso onde você poderia, por exemplo, estar guardando um guarda chuva ou agasalho, muito úteis quando o tempo vira sem aviso.

Entretanto, ler é um hábito maravilhoso, estimulante e importante. Não dá pra perder aquelas preciosas horas dentro do transporte público ou na fila do banco olhando para o teto. Aproveitar esses momentos de “ócio forçado” lendo um bom livro ajuda a relaxar e faz você se abstrair dos problemas atuais, além de deixar você mais informado em um tempo que você não utilizaria para mais nada importante.

Com o crescimento cada vez mais forte dos livros digitais (eBooks) no exterior e agora aqui no Brasil, é possível levar praticamente uma biblioteca inteira no bolso da camisa, dentro de um smartphone, ou em menos de 300 gramas, utilizando um discreto eReader.

Com o mesmo peso de um livro normal, você pode levar até 1500 livros em um eReader como o Kindle, que é leve e ainda possui conexão sem fio. No seu smartphone é possível instalar aplicativos que permitem ler desde quadrinhos até livros técnicos gigantescos, além de artigos. Nada mais eficiente e prático para um estudante do último semestre, seja de qual curso for.

Vamos conferir agora uma lista de locais em que você pode ler um livro digital, bem como dicas de aplicativos para eles:

  • No computador: O mais conhecido aplicativo para desktops e notebooks é o ADE da Adobe. Mas se você quiser algo mais versátil, pode tentar o gerenciador de bibliotecas Calibre ou um complemento para o Firefox, de nome ePub Read. Ainda no navegador, você pode ler seus livros em sites como o Bookworm ou o Ibis Reader. A Amazon e a Saraiva já disponibilizam aplicativos para o computador. Todos os aplicativos e complementos citados aqui são gratuitos.
  • Na tablet e nos smartphones: Não importa qual a marca da sua tablet ou smartphone, já existe um aplicativo para leitura de eBooks nela. Se você possui um iPad, ele já vêm com o app iBooks, mas você também poderá baixar o Bluefire e o Saraiva Reader. Se você tiver uma tablet com Android, o app da Saraiva e o Bluefire também estão disponívis, e além dele o Mantano Reader e Aldiko. Todos os apps citados aqui são gratuitos.
  • No eReader: Um eReader não exige nenhum aplicativo para ler eBooks, pois seu único uso é para isso. É importante apenas conferir se o aparelho que você pretende comprar é compatível com os formatos que você mais utiliza. Aqui no Brasil já temos alguns aparelhos como o Kindle, Positivo Alfa, iriver cover story, Cool-er, Cybook Opus, W860, entre outros. As maiores vantagens desses aparelhos são seu tamanho reduzido, a longa duração da bateria e a excelente tela de tinta eletrônica, que a faz muito parecida com um livro em papel, deixando a leitura menos agressiva aos olhos.

Mais algumas dicas para adquirir seu livro digital:

  • Confira o formato do eBook. Livros com muitas imagens, quadrinhos e infantis costumam ser vendidos no formato PDF. Já os romances, ficções e outros títulos com muito texto se encaixam melhor em formatos como o ePub – padrão mundial de eBooks – ou AZW – formato do Kindle.
  • Veja se ele possui alguma proteção. Para evitar a pirataria, muitos eBooks vêm com uma proteção especial. Os da Amazon e da Apple possuem proteções próprias, permitindo que o leitor apenas utilize seus livros nos hardwares e softwares próprios. Já outras editoras adotam o DRM, proteção da Adobe, que permite que o livro seja lido em até 6 dispositivo. É bom ficar de olho.
  • Preste atenção no preço. Alguns eBooks estão sendo vendidos por preços maiores do que os livros impressos, veja se vale a pena. Ao mesmo tempo, os livros digitais dão oportunidade a autores independentes, que costumam comercializar seus títulos a menores preços, facilitando a oportunidade de serem conhecidos.

Atualmente temos ainda poucos títulos em português disponíveis em formato digital. Mas se você lê em Inglês ou quer treinar o idioma, a Amazon possui um acervo de 750 mil títulos dos mais variados títulos, que podem ser adquiridos aqui no Brasil. Entre as lojas brasileiras, temos a Saraiva, Livraria Cultura, Submarino, Simplíssimo e outros.

Vida longa ao livro digital!

Esse artigo foi publicado no site Efetividade.net, um repositório de dicas e soluções para uma vida mais produtiva.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoCarregue Menos Peso com eBooks

Comments 1

  1. Infelizmente o acervo em português, além de ser muito limitado, ainda enfrenta uma certa resistência das livrarias/editoras (ao menos é o que parece), que ainda não oferecem um serviço de qualidade. Por exemplo, quem consegue usar (de verdade) a app da Saraiva para Android? Mas para quem ler em inglês, os ebooks são realmente fantásticos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.