A Cilada do Preço de Agência

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Nos Estados Unidos e na Europa acontecem nesse momento investigações do governo contra a Apple e outras cinco das Big Six. Por enquanto, nada foi decidido, e isso se deve ao beco sem saída em que se encontram os responsáveis pelo caso.

Saiba aqui o que é e como funciona o preço de agência.

Essa semana, a Federação dos Consumidores da América enviou uma carta ao subcomitê antitruste do Comitê Judiciário do Senado norte-americano, informando que a adoção do preço fixo pode custar US$200 milhões a mais para o consumidor final, em um acordo ilegal por parte da empresa de Cupertino e as editoras.

O problema nisso tudo tem a ver com a Amazon, que não está sendo sequer investigada. Ela está fora desse acordo porque o preço de agência é justamente uma tentativa de aplacar o poder da empresa de Jeff Bezos sobre o mercado editorial.

Exigindo preços de US$9,99 para eBooks, a Amazon estava deixando as grandes editoras irritadas, pois de acordo com elas esse valor torna o negócio inviável.

Assim, se o governo decidir a punição dos envolvidos e o fim do acordo e do preço de agência, a Amazon sairá fortalecida e com mais domínio sobre o mercado editorial digital. Se o acordo puder ser mantido, as grandes editoras continuarão com uma medida prejudicial ao consumidor.

Por isso, o processo está sendo arrastado, ninguém sabe para qual lado deve pender a balança.

Com informações do Good E-Reader.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoA Cilada do Preço de Agência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.