Claro Leitura Traz Serviço de Assinatura de eBooks ao Brasil

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Embora não seja a primeira empresa de telefonia no Brasil a entrar nesse mercado (a Vivo patrocina o serviço Nuvem de Livros), é uma iniciativa muito interessante, uma vez que é mais possível que um brasileiro tenha um celular do que saneamento básico.

O serviço Claro Leitura permite o aluguel de livros digitais pelo valor de R$3,99 por semana (a primeira é gratuita). Essa assinatura semanal dá acesso ao catálogo do serviço e o direito a escolher até três livros em 7 dias, um de cada vez. O serviço da Nuvem de Livros custa R$0,99 por semana, mas reside na nuvem, ou seja, precisa de uma conexão contínua com a internet para funcionar.

No ar desde quinta passada, o serviço ainda está em fase de testes. O portal não permite ver os títulos disponíveis antes da assinatura, gratuita na primeira semana. São dez editoras participantes, algumas via distribuidora Xeriph.

A grande vantagem desse serviço é o pagamento via conta telefônica, tornando tudo mais fácil para o comprador, pois possibilita a assinatura imediata e sem muitos trâmites burocráticos. Por enquanto, só está disponível para smartphones e tablets com Android.

O teste do serviço – funciona bem!

Testamos o serviço, e foi relativamente fácil começar a usar o aplicativo, cujo link chegou por SMS após inserção do telefone no site. Após instalado o aplicativo, ele mesmo registra o usuário através do envio de outros SMS. É bom lembrar que para cancelar o serviço, é preciso o envio de mais um SMS. Os títulos são de editoras como KBR, Dracaena, Grupo Oxigênio, Zahar, Caki Books, Todolivro Distribuidora e Dublinense.

Não é possível dizer com precisão quantos livros digitais estão disponíveis, pois as categorias podem conter títulos repetidos, mas dá para estimar uns 600 títulos, talvez metade deles infanto-juvenil e de domínio público. Os eBooks estão em ePub, e o aplicativo fornecido pela Claro tem alguns ajustes como marcação, compartilhamento em redes sociais, busca, brilho da tela e tamanho da letra.

É uma iniciativa muito legal, e espero mesmo que vá para frente e outras editoras disponibilizem seus catálogos. Adorei a ideia.

Com informações da Folha.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoClaro Leitura Traz Serviço de Assinatura de eBooks ao Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.