Como avaliar a qualidade de um ePub?

Eduardo Ebooks, epub, ereader, ereaders, livro eletrônico, Tecnologia Deixe um comentário

Revolução E-book

Outro dia recebi um arquivo ePub de um editor pedindo para avaliar a qualidade. Ele queria saber se foi bem feito e se estava tudo funcionando direito. Depois de ter analisado o arquivo respondi para ele que estava “quase” bom…

Fiquei refletindo sobre aquele “quase”. Parecia tudo correto, porém estava faltando algo que deixasse aquele ePub realmente bom. Não me refiro à semelhança ao livro impresso, mas a detalhes que demonstrassem como aquele livro foi “pensado” e preparado com cuidado.

Decidi assim escrever algo que ajude a avaliar a qualidade, algo que vá além do “acho que está bom”. São indicações que nascem da experiência e do contato direto com a produção e com a formação dos profissionais que irão produzir livros digitais no formato ePub.

Ler muitos ebooks no formato ePub

As vezes temos a sensação que um ePub seja só texto corrido, sem beleza nenhuma.

Esta afirmação pode parecer banal, mas na realidade é importante pois serve para pegarmos familiaridade com este formato. É difícil avaliar a qualidade de um produto se não conhecemos como este funciona, seus limites e funcionalidades. Já temos bastante prática com os livros no formato PDF e não é difícil avaliar a qualidade de um. No caso de um ePub, tratando-se de um formato relativamente novo, não temos ainda esta prática. Então, leiam, baixem, comprem livros no formato ePub!

Três critérios de avaliação

Divido a analise em três passos, ou três critérios, que irão facilitar a nossa avaliação. Concentro a minha atenção no livros digitais no formato ePub, mas os critérios podem serem usados também para qualquer outro formato.

Vou somente introduzir eles para nos próximos posts tratar cada um separadamente, procurando fornecer indicações mais detalhadas:

a) Critério técnico

O sumário é fundamental. Mas dá pra fazer algo mais bonito do que o clássico azul padrão apresentado acima.

Funciona bem em todos os aparelhos? Para quem está chegando agora ao mundo do ePub este pode parecer o critério mais antipático, porém é o mais objetivo e um dos mais importantes. O ePub possui algumas regras internas, que devem serem respeitadas, caso contrário ele não funcionará corretamente nos vários aparelhos e programas. Qualquer um pode fazer uma primeira avaliação usando um software chamado “epubcheck”. Este software irá facilitar a nossa missão de avaliação. Explicarei isso melhor mais para frente.

b) Critério de usabilidade

Números na parte interna. Assim não funciona!

É fácil de usar e consultar? A usabilidade é a facilidade com que as pessoas podem acessar as informações presentes no livro digital. Gosto sempre de apresentar este critério com um exemplo banal mas esclarecedor: alguém já leu, comprou, diagramou ou projetou um livro onde os números de páginas estivessem na parte interna da página? Um numero bonito, bem feito, daqueles que roubam horas e horas para projetar? Em geral não fazemos isto porque não serve e não é útil. Um número de página colocado na parte interna do livro não facilita a consulta do conteúdo e é para isto que servem os números de páginas! O número está na direita, no alto ou na parte baixa da página porque nestas posições é fácil consultar sem sequer abrir o livro totalmente, deixando simples o uso. Este é um critério de “usabilidade”.

Um ePub pode e deve ser bonito e bem feito.

E nos ebooks? Bem… se é importante que o design dos livros impressos sejam projetados para facilitar a consulta, nos livros digitais a usabilidade torna-se fator fundamental para definir a qualidade do mesmo!

Neste critério entram o funcionamento do sumário, das notas de rodapé, dos índices remissivos, o tamanho e os tipos de fontes (enquanto influenciam a facilidade da leitura), e outros detalhes.

c) Critério estético

Um PDF pode ser muito mal feito mas isto não significa que o "formato" PDF é ruim ou feio!

Ficou bonito o meu ePub? Este critério talvez seja o mais simples de compreender, mas é na realidade o mais difícil de avaliar objetivamente pois, afinal, “gosto é gosto”. Creio porém que em alguns pontos não é difícil encontrar um consenso, basta ler alguns livros no formato ePub que encontramos no mercado para se ter uma ideia do que é feio e do que é bonito.

É importante aprofundarmos estes pontos para não cometermos o erro superficial de considerar defeito do formato o que na realidade é somente falta de atenção na produção do livro eletrônico.

Como avaliar a qualidade de um ePub?

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo

SimplíssimoComo avaliar a qualidade de um ePub?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.