iPhone

Como Ler eBooks no iPhone Com a Ajuda do Calibre

da Redação Ebooks 4 Comments

O Brasil tem dezenas de milhares de usuários do iPhone. Considerando que é um aparelho que permite ler eBbooks, e muito bem, diga-se de passagem, não está errado afirmar que o iPhone é um dos principais eReaders disponíveis hoje no país. Embora nem todo mundo o use para ler eBooks, esse potencial está lá.

Quando um dono de iPhone decide ler livros nele, como faz? Copiar os livros direto para o iPhone não é possível. O usuário do iPhone precisa de um aplicativo que abra e leia seus livros, a partir da rede.

Uma excelente maneira de passar e ler seus livros para o iPhone é através de uma combinação do software Calibre, com o aplicativo Stanza.

O Calibre é um ótimo conversor de formatos de eBooks que oferece outras funções poderosas, como o recurso Servidor de Conteúdos. Graças a essa função, o Calibre pode disponibilizar a biblioteca do leitor na rede, permitindo acesso à distância. É uma função útil para compartilhar livros com amigos, ou, no caso, para acessar os livros em certos dispositivos móveis, como o iPhone e alguns smartphones.

O Stanza é um dos melhores leitores de eBooks para iPhone. A Amazon adquiriu o fabricante do Stanza na metade de 2009, o que não interrompeu o desenvolvimento e as funções do Stanza (felizmente).

Passo-a-passo para ler seus livros no iPhone

Quem tem iPhone deve seguir os seguintes passos para ler seus livros no aparelho:

0) Antes de qualquer coisa, instale o Calibre.

1) Depois, instale o aplicativo Stanza no iPhone, se você ainda não possui ele;

2) Verifique as seguintes configurações no Calibre:

a) Defina o seu Formato de Saída Preferido como ePub (em Preferências>Geral):

Ler livros no iPhone usando o Calibre

Clique para ampliar

b) Converta os livros que você quer ler no iPhone para o formato ePub;

c) Ligue o Servidor de Conteúdo (em Preferências>Servidor de Conteúdo) e depois, deixe o Calibre ligado:

Como ler ebooks no iPhone

Clique para ampliar

Feito isso, seus eBooks já devem estar acessíveis no iPhone, através do Stanza. Abra o Stanza no iPhone e vá para “Get Books”, e clique na aba “Shared”. Sob o Shared você deve ver uma entrada com o nome “Books in calibre”. Toque nessa opção e você deverá ver seu catálogo no aparelho!

Percalços

Se o catálogo não apareceu, confirme que o seu iPhone está conectado na mesma rede que o Calibre – por exemplo, na sua rede WiFi caseira. Se o iPhone está conectado via 3G, nada disso funciona, porque o Calibre e o iPhone precisam estar conectados na mesma rede para se comunicarem.

Se mesmo usando a mesma rede, seu catálogo do Calibre não foi detectado pelo Stanza, você vai precisar adicionar ele manualmente. Para fazer isso, siga os seguintes passos: toque em “Shared”, depois no botão “Edit”, depois ainda em “Add book source”, para adicionar seu catálogo. Na janela do Add Book Source, informe o nome que quiser e no campo URL, informe o seguinte:

http://192.168.1.2:8080/

Troque 192.168.1.2 pelo IP do computador que está rodando o Calibre. Se na hora de configurar o Servidor de Conteúdo você trocou a porta, você precisará modificar o 8080 que está ali pelo número que você informou. O endereço IP é o IP que seu computador possui na sua rede. Se você não sabe como descobrir qual é esse endereço, uma busca rápida no Google ensina a descobrir ele. Depois de informar o IP, toque em “Save” e era isso.

Dependendo da velocidade da sua rede, você pode ter “timeout errors” enquanto navega no seu catálogo pelo Stanza. Se isso acontecer, experimente aumentar o valor para “connection timeout” nas configurações do Stanza, em Info->Settings.

Esse mesmo passo-a-passo pode ser encontrado (em inglês) no site do Calibre.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoComo Ler eBooks no iPhone Com a Ajuda do Calibre

Comments 4

  1. Obrigado pelo tutorial, porem incorro em um erro toda vez que vou converter, ao ler na tela do iphone, o livro fica com letras muito pequenas, bem além da minha capacidade “miopistica”. Converte um livro por acidente e as letras foram de tamanho satisfatório, como falo para tornar isso regra e não acidente? Com votos de feliz ano novo, Carlos Sousa

      1. Sim, consegui em alguns livros com o calibre, mas outros parece que o calibre n reconhece as letras e salva tudo como “foto”, dai nem a função de aumentar, com o zoom com os dedos funciona. Uso o ibooks pra lê-los. Continuo tentando mas n consigo. Será que existe tutorial sobre isso? Estou me sentindo um avó sem consegui fazer isso (risos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *