Como usar maquetes de capa para divulgar seu livro

A materialidade visual do livro é indispensável na divulgação

Eduardo MeloAtualizado em: Dicas Deixe um comentário

Quem segue as páginas das grandes editoras, ou de alguns autores também, já viu “n” fotos como esta abaixo:

Ao invés de você contratar um fotógrafo profissional para fazer fotos do livro, algo muito legal, mas que tem seus custos, podemos obter o mesmo resultado de outra forma, mais simples e sem custos. Em inglês, chama-se mockup, ou maquete.

A maquete de capa é uma imagem já existente de um livro ou aparelho (tablet, celular, ereader, etc). Ao aplicarmos a imagem da nossa capa sobre a imagem da maquete, obtemos o visual profissional desejado, dispensando os custos envolvidos — como no exemplo abaixo:

A capa do livro Practicing English through Movies foi aplicada usando o Photoshop sobre as três superfícies (tablet, celular e impresso). A autora conduziu a divulgação em seu Instagram usando esta maquete, enquanto o livro ainda estava em produção — seguindo a regra segundo a qual toda divulgação começa antes da publicação em si. Não importa se você está apresentando o livro impresso ou o ebook na tela, a “materialidade” visual do livro é indispensável na divulgação — seu público já vê imediatamente que o livro é real, está aí, “bora comprar”!

Resumindo, é um recurso importante e útil. Porém, fazer maquetes de capa no Photoshop ainda exige o programa e a habilidade de usá-lo, o que ainda ultrapassa as possibilidades de muitos autores. Para eliminar essa dificuldade, desenvolvemos aqui na Simplíssimo uma solução simplíssima ;-D para você gerar maquetes de alta qualidade, sem qualquer esforço e de forma praticamente instantânea. Veja como é rápido e fácil a seguir:

Como obter a sua maquete de capa profissional, instantaneamente

Todos os livros em produção ou atualmente publicados na Simplíssimo estão com as maquetes de capa liberadas. Para obter as suas maquetes, acesse seu Painel de Controle e procure pelo link “Maquetes” — ele está entre as opções do menu “Promover”, logo abaixo da capa do seu livro:

Na primeira vez que você vai gerar sua maquete, você pode definir um cabeçalho para a imagem (opcional, pode deixar em branco se preferir). Aperte o botão “Gerar novas maquetes”, aguarde cerca de 1 minuto e recarregue a página. Você deverá ver as maquetes geradas automaticamente com a capa do seu livro.

 

É difícil deixar isso mais simples!

Aproveite este recurso, use as maquetes para divulgar seu livro nos seus grupos de Whatsapp, redes sociais e outros materiais de divulgação.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo Melo

Eduardo Melo é fundador da Simplíssimo e seu diretor-executivo desde 2010. É licenciado em História e Mestre em Teoria da Literatura.

SimplíssimoComo usar maquetes de capa para divulgar seu livro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.