funcionamento-eink

Conheça Mais Sobre o eInk, ou Tinta Eletrônica

da Redação Ebooks 1 Comment

A tecnologia Tinta Eletrônica – ou eInk – é incrível quando a conhecemos de perto. O primeiro encontro com um display com essa tecnologia é algo muito interessante. O vídeo abaixo, gravado no IFA 2011 – uma das maiores feiras de tecnologia do mundo –, é longo, mas mostra perfeitamente algumas dúvidas que tínhamos sobre ela:

 

 

 

httpv://www.youtube.com/watch?v=pxxPjoyuogs

Notem como o display é fino. São necessárias apenas duas camadas de plástico e as cápsulas de tinta entre elas, junto a um líquido que conduz energia. As extremidades guardam os pontos de conexão do display com o chip de informações que rege o aparelho. A única coisa que ainda impede um aparelho de tinta eletrônica ser mais fino do que já é vem a ser a camada de vidro que precisa proteger o delicado sistema do eInk.

funcionamento-eink

Infográfico mostra o funcionamento da tela de tinta eletrônica

Além da espessura, outra vantagem das telas de tinta eletrônica é a duração da bateria. Como a carga só é gasta quando a tela se mexe (ou seja, a cada virada de página, a cada transição de imagem), a bateria de um aparelho com essa tecnologia pode durar muito tempo. A Amazon e a Barnes & Noble afirmam que seus eReaders podem ficar até 2 meses longe da tomada.

Sriram Peruvemba, vice-presidente de marketing da eInk mostrou outras aplicações dessa tecnologia, mostrando que não precisa ser utilizada apenas em eReaders. Ela é útil também em relógios de pulso, cartões de crédito, placas publicitárias, visores de celulares, entre outros. Isso significa que essa é uma tecnologia que continuará em plano desenvolvimento, trazendo mais e mais melhorias.

O melhor uso para o eInk, no entanto, é na aplicação em eReaders. A tela opaca e sem luz por trás faz essa tecnologia se assemelhar muito a uma folha de papel, deixando a leitura mais confortável e menos agressiva aos olhos. Infelizmente, essa tecnologia ainda não pode reproduzir vídeos, animações e cores, mas protótipos (como o visto no vídeo) mostram como isso estará em breve no mercado, é só uma questão de tempo.

E apenas para finalizar, Peruvemba afirma que devem ser vendidas ainda esse ano entre 25 a 30 milhões de displays de tinta eletrônica ainda esse ano. Elas devem compor aparelhos como o Nook Touch e o Kindle 4.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoConheça Mais Sobre o eInk, ou Tinta Eletrônica

Comments 1

  1. Essa tinta é muito interessante e até onde tenho visto é bastante eficiente. Tenho um leitor de livros digitais da Kobo, que gosto muito. Como também gosto muito de relógios, não entendo como pode a indústria relojoeira não se utilizar dessa tinta de forma bem mais significativa. Assim creio que teríamos relógios cuja bateria superaria os 10 anos ofertados pelos relógios Casio (algumas linhas da Casio oferecem relógios cuja bateria é para 10 anos de vida útil). Enfim, valeu e tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *