Conheça Mais Sobre o E-Ink, ou Tinta Eletrônica – artigo

Colaboração do leitor Ebooks, ereader, livro eletrônico, Tecnologia Deixe um comentário

Revolução E-book

A tecnologia Tinta Eletrônica – ou E-Ink – é incrível quando a conhecemos de perto. O primeiro encontro com um display com essa tecnologia é algo muito interessante. O vídeo abaixo, gravado no IFA 2011 – uma das maiores feiras de tecnologia do mundo –, é longo, mas mostra perfeitamente algumas dúvidas que tínhamos sobre ela:

 

 

 



www.youtube.com/watch?v=pxxPjoyuogs

Notem como o display é fino. São necessárias apenas duas camadas de plástico e as cápsulas de tinta entre elas, junto a um líquido que conduz energia. As extremidades guardam os pontos de conexão do display com o chip de informações que rege o aparelho. A única coisa que ainda impede um aparelho de tinta eletrônica ser mais fino do que já é vem a ser a camada de vidro que precisa proteger o delicado sistema do eInk.

funcionamento-eink

Infográfico mostra o funcionamento da tela de tinta eletrônica

Além da espessura, outra vantagem das telas de tinta eletrônica é a duração da bateria. Como a carga só é gasta quando a tela se mexe (ou seja, a cada virada de página, a cada transição de imagem), a bateria de um aparelho com essa tecnologia pode durar muito tempo. A Amazon e a Barnes & Noble afirmam que seus eReaders podem ficar até 2 meses longe da tomada.

Sriram Peruvemba, vice-presidente de marketing da E-Ink mostrou outras aplicações dessa tecnologia, mostrando que não precisa ser utilizada apenas em eReaders. Ela é útil também em relógios de pulso, cartões de crédito, placas publicitárias, visores de celulares, entre outros. Isso significa que essa é uma tecnologia que continuará em plano desenvolvimento, trazendo mais e mais melhorias.

O melhor uso para o eInk, no entanto, é na aplicação em eReaders. A tela opaca e sem luz por trás faz essa tecnologia se assemelhar muito a uma folha de papel, deixando a leitura mais confortável e menos agressiva aos olhos. Infelizmente, essa tecnologia ainda não pode reproduzir vídeos, animações e cores, mas protótipos (como o visto no vídeo) mostram como isso estará em breve no mercado, é só uma questão de tempo.

E apenas para finalizar, Peruvemba afirma que devem ser vendidas ainda esse ano entre 25 a 30 milhões de displays de tinta eletrônica ainda esse ano. Elas devem compor aparelhos como o Nook Touch e o Kindle 4.

Conheça Mais Sobre o E-Ink, ou Tinta Eletrônica

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Colaboração do leitor

SimplíssimoConheça Mais Sobre o E-Ink, ou Tinta Eletrônica – artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *