Conheça os Palestrantes: Felipe Santos

Fernando Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Felipe Santos é designer e produtor gráfico com 24 anos de experiência nas áreas de pré-mídia, editoração e tratamento de imagens. Formado em design gráfico, na UNESA e pós-graduado em design estratégico na ESPM/RJ.
É ACE – Adobe Certified Expert e ACI – Adobe Certified Instructor em InDesign, Digital Publishing Suite e Photoshop. Ministra, desde 1998, aulas particulares e workshops sobre aplicativos Adobe para profissionais e empresas pelo Brasil. Já capacitou dezenas de turmas em cursos de extensão das principais escolas do Rio de Janeiro – CCAA; WOC e Infnet.
E através da dualpixel realiza treinamentos, consultoria e design digital, além de escrever sobre publicação digital e aplicativos Adobe para revista Publish.

Revolução eBook – Nos fale um pouco sobre você, onde trabalhou e onde trabalha atualmente.
Minha formação técnica é em pré-impressão, na qual iniciei em 1989, como operador de scanner – Linotype Hell, ainda no processo convencional. Vivenciei muitas mudanças no mercado gráfico/editorial com a utilização da informática e softwares como ferramentas de trabalho. Após concluir a graduação em Designer Gráfico percebi a oportunidade de realizar treinamentos técnicos sobre editoração e tratamento de imagens, atividade que realizo desde 1998. Trabalhei em estúdios de fotolito; gráficas e agência. Atualmente sou responsável pela dualpixel que realiza treinamentos sobre mídia impressa e digital, além da produção de eBooks em formato ePUB e publicações digitais interativas para tablets.

Revolução eBook – Como você iniciou a interessar-se sobre eBooks?
Como instrutor certificado Adobe tenho acesso aos pre-releases dos programas e assim posso testar os novos recursos dos softwares gráficos. Meu primeiro contato com eBook foi no InDesign CS3, que incluía um novo item de exportação – Electronic Publication – ePUB. Desde então, venho estudando e consumindo essa nova mídia com o objetivo de me manter atualizado e, assim, poder produzir melhor em formato digital, além de transmitir ao mercado as funcionalidades e desafios dos eBooks durante treinamentos e palestras.

Revolução eBook – Nos explique melhor o seu trabalho: o que você faz em específico e quais tecnologias você usa?
Dedico meu tempo em estudos e pesquisas sobre formatos, novas ferramentas, fluxos de trabalho para mídias digitais e padrões da web – HTML5, CSS3 e Javascript. Como parceiro Adobe realizo treinamento e consultoria para mídia impressa e digital utilizando os principais softwares da suite – InDesign; Photoshop; Edge; Muse e Acrobat. Além de gerenciar projetos de livros digitais/eBooks e aplicativos

Revolução eBook – Porque um editor deveria publicar no formato digital?
O formato digital é uma mídia que deve ser vista como oportunidade e não como ameaça pelo mercado editorial. Apesar dos aspectos econômicos atuais não serem favoráveis, o empresário do ramo editorial deve pensar à frente e construir um plano de negócios para iniciar sua participação neste mercado digital. Hoje, a plataforma digital enfrenta desafios relacionados à estética/layout, formatos e proteção dos produtos digitais, em formato ePUB, contudo, os eBooks oferecem benefícios práticos relacionados a custos de produção, estoque e distribuição sob o ponto de vista do editor. E outros como mobilidade e usabilidade para quem consome o livro digital. O momento agora é de realização, em especial com a presença das principais livrarias – iBooks store, Amazon, Kobo – no Brasil. Quem ainda não produz em formato digital deve começar ontem e assim ganhar know-how, entender melhor a dinâmica do processo e crescer junto com o mercado digital.

Revolução eBook – Se você tivesse que criar uma equipe de produção de livros digitais, por onde iniciaria?
O livro digital é uma mídia hibrida que possui aspectos do impresso e digital/web. Tal formulação reflete no profissional que produz esse formato, por isso acredito que a capacitação da equipe seja o primeiro passo. Seguido da implantação de um fluxo de trabalho para se obter produtividade e controle da qualidade final dos eBooks.

Revolução eBook – Qual a maior barreira que você encontrou ao iniciar a trabalhar com os livros digitais?
Sem dúvida acredito que a instabilidade entre os dispositivos/plataformas de leitura seja um dos principais desafios dos livros digitais. O que nos obriga, por vezes, a produção de uma versão específica para determinada plataforma.

O Felipe irá apresentar a palestra sobre “Dicas práticas avançadas: animação no ePub3” para quem quer produzir algo mais sofisticado com o ePub3.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoConheça os Palestrantes: Felipe Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *