Conheça os palestrantes: Henrique Nardi

Eduardo Melo - Simplíssimo Ebooks Deixe um comentário

Revolução eBook: Nos fale um pouco sobre você, onde trabalhou e onde trabalha atualmente.
Sou formado em design e também em tecnologia gráfica. Logo após concluir a faculdade, criei um projeto de ensino chamado “Tipocracia – estado tipográfico” cujo principal objetivo é promover a cultura tipográfica pelo país através de cursos, palestras, exposições e conferências. No último mês de março o Tipocracia completou 10 anos. Além disso, leciono tipografia nos cursos de pós-graduação do Senac em São Paulo.

Revolução eBook: Como surgiu seu interesse por publicações digitais?
Meu interesse principal é pela tipografia e sua representação nos diferentes suportes. Com o surgimento dos tablets e de um novo formato de fonte para a web, type designers e empresas de tipografia iniciaram uma
corrida para atender às demandas deste novo mercado. E as publicações digitais fazem parte dele.

Revolução eBook: O que muda com o novo formato?
Por mais de uma década nos acostumamos a “ler” a Internet fazendo uso de um conjunto bastante limitado de fontes otimizadas para visualização em tela. Não havia estímulo comercial para se criar novas tipografias para a web, já que nada garantia que as mesmas não seriam pirateadas. Em 2009 foi criado o WOFF (Web Open Font Format), o qual foi aceito pelos produtores de browsers e type designers em geral. O WOFF não apenas comprime os arquivos de fonte tradicionais como os codifica para uso na web, aplicativos e publicações digitais em geral.

Revolução eBook: Qual é a importância do uso correto das fontes nas publicações digitais?
Quando bem utilizada, a tipografia pode contribuir com a identidade da publicação assim como com uma melhor assimilação do conteúdo por seu leitor, de forma legível, confortável, sem ruídos. No caso das publicações
digitais, o conteúdo pode ser visualizado em suportes distintos (Kindle, Kobo, Nook, iPad, etc) o que dificulta a padronização. Em tempos de comunicação “fluída”, é preciso cuidar para que as fontes escolhidas consigam representar o conteúdo da publicação de forma consistente e agradável.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoConheça os palestrantes: Henrique Nardi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *