Conheça os palestrantes: Henrique Nardi

Eduardo Melo Ebooks Deixe um comentário

Revolução eBook: Nos fale um pouco sobre você, onde trabalhou e onde trabalha atualmente.
Sou formado em design e também em tecnologia gráfica. Logo após concluir a faculdade, criei um projeto de ensino chamado “Tipocracia – estado tipográfico” cujo principal objetivo é promover a cultura tipográfica pelo país através de cursos, palestras, exposições e conferências. No último mês de março o Tipocracia completou 10 anos. Além disso, leciono tipografia nos cursos de pós-graduação do Senac em São Paulo.

Revolução eBook: Como surgiu seu interesse por publicações digitais?
Meu interesse principal é pela tipografia e sua representação nos diferentes suportes. Com o surgimento dos tablets e de um novo formato de fonte para a web, type designers e empresas de tipografia iniciaram uma
corrida para atender às demandas deste novo mercado. E as publicações digitais fazem parte dele.

Revolução eBook: O que muda com o novo formato?
Por mais de uma década nos acostumamos a “ler” a Internet fazendo uso de um conjunto bastante limitado de fontes otimizadas para visualização em tela. Não havia estímulo comercial para se criar novas tipografias para a web, já que nada garantia que as mesmas não seriam pirateadas. Em 2009 foi criado o WOFF (Web Open Font Format), o qual foi aceito pelos produtores de browsers e type designers em geral. O WOFF não apenas comprime os arquivos de fonte tradicionais como os codifica para uso na web, aplicativos e publicações digitais em geral.

Revolução eBook: Qual é a importância do uso correto das fontes nas publicações digitais?
Quando bem utilizada, a tipografia pode contribuir com a identidade da publicação assim como com uma melhor assimilação do conteúdo por seu leitor, de forma legível, confortável, sem ruídos. No caso das publicações
digitais, o conteúdo pode ser visualizado em suportes distintos (Kindle, Kobo, Nook, iPad, etc) o que dificulta a padronização. Em tempos de comunicação “fluída”, é preciso cuidar para que as fontes escolhidas consigam representar o conteúdo da publicação de forma consistente e agradável.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo Melo

Eduardo Melo é fundador da Simplíssimo e seu diretor-executivo desde 2010. É licenciado em História e Mestre em Teoria da Literatura.

SimplíssimoConheça os palestrantes: Henrique Nardi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.