Crianças Aprendem Muito Menos com eBooks Avançados, Mais com Impressos e eBooks Básicos

Eduardo Melo (Simplíssimo) Ebooks 2 Comments

Esse promete dar o que falar. Saiu no Digital Book World um estudo produzido por quatro pesquisadores do Joan Ganz Cooney Center, com 32 pares de pais e seus filhos entre 3 e 6 anos de idade, para avaliar as diferenças entre a leitura compartilhada de livros impressos, eBooks básicos e eBooks avançados.

Foi constatado que os livros impressos e os eBooks básicos incentivaram bem mais a elaboração verbal da história, do que os eBooks avançados – estes favoreceram muito mais a interação física com o livro, em detrimento das elaborações verbais, tanto de adultos quanto de crianças.

Trocando em miúdos, impressos e eBooks básicos distraem menos e permitem um foco maior no conteúdo da história, o que é importante para aquisição da linguagem e alfabetização em crianças pequenas. A amostragem limitada a 32 pares de adultos-crianças impede a generalização o resultado, mas oferece novos argumentos para quem considera nocivos os eBooks avançados/interativos infantis, por se focarem demais na “diversão” e menos na leitura, propriamente dita, de uma história.

O estudo é bastante sério do ponto de vista científico, e oferece para download um relato detalhado de como o experimento foi conduzido, suas limitações e outras considerações – inclusive dados brutos tabulados. Você pode baixar aqui.

As conclusões do estudo? Para quem faz os livros,

“ter cautela ao adicionar recursos aos eBooks avançados, especialmente aqueles que não se relacionam com a história. Melhoramentos nos eBooks devem ser planejados de forma que permitam aos pais acessar e controlar as configurações, para personalizar a experiência de leitura conjunta com as crianças”.

E para os pais e educadores,

“Pais e professores de pré-escola devem escolher livros impressos ou eBooks básicos para ler para as crianças, se quiserem priorizar a construção da alfabetização, sem ficar apenas no “só por diversão”. Alguns recursos extras dos eBooks avançados podem distrair adultos e crianças das histórias, afetando a natureza da conversação e o quanto de detalhes a criança irá lembrar. Porém, dado que a “atração” é um elemento essencial para o desenvolvimento da alfabetização, os eBooks avançados podem ser valorizados pela sua habilidade de atrair pequenos leitores desmotivados, quando eles quiserem evitar completamente um texto”.

Veja mais informações no DBW e no Teleread.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoCrianças Aprendem Muito Menos com eBooks Avançados, Mais com Impressos e eBooks Básicos

Comments 2

  1. Eduardo, uma correção. A tradução de “parents” é “pais”, não “parentes”. Parentes se diz “relatives”. Eu olhei o artigo no site pra verificar, pois pelo contexto já parecia estar incorreto (parentes e seus filhos).

    Fora isso, muito interessante esta matéria, e realmente faz sentido o que foi constatado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *