Dicas de design e páginas de estilo para eBooks

Daniel Pavani Ebooks, Notícias Deixe um comentário

A tipografia de um livro já é algo especialmente importante e, para os eBooks, isso fica ainda mais evidente. Os leitores de livros digitais possuem ajustes para os usuários, que permitem o aumento e diminuição da fonte, por exemplo, ou mesmo a opção por tipos diferentes, como serif ou sans-serif. Por esta e outras razões, este é um grande desafio para quem produz eBooks.

Uma das dificuldades, ou limitações, é que o diagramador do livro tem liberdade de direcionar este estilo da página até certo ponto. A partir dele, porém, fica a cargo do leitor do eBook – seja ele o iBooks, o Kindle ou o Nook – lidar com a apresentação final da página. Mesmo assim, porém, é importante deixar algumas “diretrizes”, ou “regras”, para isso – com relação a tamanho e tipo de fonte, ou espaçamento entre parágrafos, por exemplo.

Erica Sadum, escrevendo para o TUAW, criou estas regras no Microsoft Word e no Pages, e assim, consegue editar estas informações de acordo com cada livro criado. Abaixo, segue um exemplo de como as coisas podem ser diferentes com o tamanho do título e espaçamento entre parágrafos.

eBook página layout comparação iBooks

Crédito: TUAW.

Para quem já usa o iBooks Author, da Apple, para criar seus livros, a boa notícia é que o aplicativo dá maior controle para os estilos das páginas, ampliando as possibilidades do padrão EPUB, com espaços de nome em XML e extensões CSS nos projetos. É claro que trabalhando em uma mesma plataforma isso fica mais fácil, mas com o iBooks Author, por exemplo, você pode inclusive ver exatamente como cada página ficará no iBooks do iPad, antes de finalizar o livro.

Além disso, o iBooks Author possui templates prontos para os estilos de páginas, o que elimina o trabalho de fazer isso. É claro, porém, que você sempre pode criar o seu próprio estilo, salvando-o para usar mais vezes (Arquivo >> Salvar como template). Como todo bom ambiente Apple, há também outros desenvolvedores vendendo “pacotes de estilos”, como o Book Pallete (na Mac App Store), que possui 20 templates para o software da Apple.

É sempre importante lembrar, porém, que o iBooks possui um formato próprio e que só poderá ser disponibilizado – gratuitamente ou não – na iBookstore. Sendo assim, caso a ideia seja mesmo que seu livro voe alto, o EPUB ainda deve ser a melhor opção.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Daniel Pavani

SimplíssimoDicas de design e páginas de estilo para eBooks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *