Dicas de formatação de eBook: poesias

Fernando Dicas, Ebooks, Notícias 2 Comments

A Simplíssimo junto com a editora Cailun criou recentemente um selo editorial chamado “Essenciais” para a publicação de livros em eBook. Entre os dois primeiros livros figuram nomes como Antonio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras e Ricardo Portugal, poeta e diplomata. A intenção é juntar qualidade de conteúdo com boa formatação no formato eBook.

Os dois primeiros livros são de poesias e do ponto de vista técnico este tipo de publicação oferece muitos desafios para a formatação em eBook usando o formato ePub. Aliás, muitas vezes é complicada até a formatação no impresso! No caso da poesia concreta é quase impossível manter a formatação original senão em imagens ou concordando com o autor uma poesia concreta “expansível”.

A quebra de linha

No caso das poesias de Antonio Carlos Secchin as dificuldades não são tantas assim. O problema surge em telas pequenas ou quando aumentamos tamanho da fonte causando a quebra da linha do texto. Seguindo o critério que na poesia é preciso manter a formatação que o autor deu ao texto, precisamos tentar manter o parágrafo distinto do seguinte, como era intenção do autor.

quebra

A quebra das linhas pode gerar um efeito desagradável, além de criar confusão na estrutura do poema.

Para fazer isto, precisamos obrigar a segunda parte do parágrafo, a que quebrou, a permanecer destacada do resto do parágrafo. Isto é possível colocando cada linha dentro de um parágrafo (dentro de um <p> no xhtml) e fazendo uso de um regra de formatação no CSS com margin-left em conjunto com um text-indent negativo, do mesmo valor dado no margin-left.

XHTML:
   <p>Um urubu voou na minha hipálage,</p>
CSS:
   p {
      margin-left: 2em;
      text-indent: -2em;
     }

quebras

Isto é muito fácil de fazer usando o Indesign. Precisamos apenas de um estilo de parágrafo com um recuo a esquerda e ao mesmo tempo um recuo a esquerda da primeira linha com valor negativo. O Indesign irá assim exportar corretamente o texto para nós.

No workshop de produção de eBooks costumo sempre indicar o que o Indesign pode fazer para nós, até onde ele chega e o que temos que mudar no código do ePub, usando outras ferramentas, para deixar o texto melhor no eBook.

indesign02

Manter junto

Acho que os mais atentos perceberam que o método acima faz com que tenhamos quebras de linhas estranhas com o artigo de um lado e o substantivo na outra linha. Para evitarmos um pouco este desegradável efeito é possível “unir” a partícula (artigo, preposição, etc) à palavra seguinte usando um espaço rígido ou non-breaking space (nbsp). Isto faz com que o texto permaneça unido e a visualização e compreensão do texto é melhor.

quebra3

Este recurso também é possível preparar já no Indesign, pois na exportação para o ePub ele mantém os espaços unificadores que foram aplicados ao texto, aliás em alguns casos ele faz isto automaticamente (versão CS6)!

 

SimplíssimoDicas de formatação de eBook: poesias

Comments 2

  1. Muito bom o tópico! De grande utilidade. Estou iniciando a produção digital da editora na qual trabalho e está sendo um momento de muito aprendizado.

    Att..

  2. Muito, muito obrigado, de verdade, por este post… Valor inestimável para quem publica qualquer tipo de poesia em ePub.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *