Dicas Para Converter eBooks – Iniciantes

Eduardo Melo - Simplíssimo Ebooks 2 Comments

Quem gosta de ler eBooks convive com um grande problema: a Torre de eBabel. São os inúmeros formatos de eBooks, das inúmeras plataformas e aparelhos disponíveis. Se para os entendidos a sopa de letrinhas é difícil, para quem está começando, então… um padrão comum para os eBooks ja existe (o formato ePub), mas a sua adoção generalizada e aberta ainda encontra uma série de percalços.

Os leitores, quando têm o azar de ter um livro em um formato que não é compatível com seu aparelho/programa/computador, são obrigados a enfrentar esse problema. A solução nesses casos é converter o livro de um formato, para outro. Existem várias maneiras de se fazer isso, mas para não me perder no assunto, vou tratar da solução que considero melhor e mais fácil: o programa Calibre.

O Calibre tem duas funções principais: organizar a biblioteca eletrônica do leitor e torná-la compatível com a infinidade de formatos e aparelhos disponíveis. É um programa com muitos recursos, que consegue se manter simples o bastante para a maioria dos mortais não se desviar do principal, que é organizar e ler livros.

Amigo número 1 de 99,99% dos fãs e leitores de eBooks, o Calibre está disponível em várias línguas, inclusive português, graças ao empenho da comunidade brasileira fã do programa. Além disso, tem versões para PC, Mac e Linux, o que torna ele uma mão na roda para usuários de todos os estilos. O Calibre é gratuito e open-source, desde 2006, quando foi criado pelo indiano Kovid Goyal. A partir dali, uma comunidade crescente e numerosa de programadores e leitores apoiou o desenvolvimento do programa.

Prepare-se para a sopa de letrinhas: a conversão de eBooks do Calibre  aceita 18 tipos de arquivos. A lista completa pode ser vista aqui. Para a maioria dos leitores, o que interessa é que o Calibre converte textos nos formatos LIT, LRF, MOBI, ODT, PDF, PRC, RTF e TXT para os formatos EPUB, LIT, LRF, MOBI, PDF e TXT. Dificilmente um leitor como eu e você vamos precisar de tantos formatos, mas a turma do Calibre é séria e considera diversas situações.

Para se familiarizar com o programa, você pode assistir algumas demonstrações (em inglês). Agora vamos ao que interessa:

Como converter eBooks e documentos?

Usar o Calibre na prática, para converter seus livros, é bem simples. Para fazer isso, você precisa:

1) Baixar e instalar o Calibre;
2) Adicionar seu(s) livro(s) ao programa;
3) Selecionar seu(s) livro(s) para conversão.
4) Converter.

É mais fácil mostrar como se faz, do que explicar por escrito. Por escrito, só complica. Por isso, criei esse tutorial bem simples, que ensina como adicionar e converter um livro no Calibre:

httpv://www.youtube.com/watch?v=vPQefbMYYwY

Nada do outro mundo, afinal.

Dicas úteis na hora de converter ebooks

  • O Calibre não converte arquivos de Word (.DOC e .DOCX) para outros formatos. Para contornar esse problema, salve seu arquivo de Word no formato .RTF (Rich Text Format), usando o próprio Word. O Calibre reconhece arquivos .RTF, assim você consegue converter seus documentos;
  • PDFs e outros documentos muito complexos, com tabelas, gráficos, ou muitas imagens, podem apresentar resultados toscos. Se seus livros/arquivos contém materiais desse tipo, prepare-se para resultados fracos;
  • Uma maneira de conseguir resultados melhores é configurar os detalhes da conversão. Se você tem paciência, ajuste algumas configurações da tela de conversão e faça testes até encontrar o ajuste ideal.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoDicas Para Converter eBooks – Iniciantes

Comments 2

  1. Eu tive problemas ao converter um PDF para mobi para colocar no Kindle. O artigo saiu com imagens ao contrário e com as frases do fim para o começo. Pode ser erro na conversão? Ou talvez do arquivo?

    Também tentei converter pelo Calibre, mas o arquivo não foi convertido. Qual pode ser o problema?

  2. Tenho usado o Calibre para converter textos a fim de lê-los no kindle (o qual, aliás, é ótimo), mas a formatação fica ruim.
    Explicando melhor: os textos perdem a justificação e ficam alinhados à esquerda, o que é um tanto incômodo na hora de ler.

    Ajusto a formatação do texto no word, depois salvo em .rtf e então converto com o calibre para .mobi.

    Mas os textos perdem a formatação e isso me deixa muito frustrado.
    Alguma dica para corrigir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.