Image

7 dicas para escritores que não gostam de tecnologia

03/05/2012
 / 

Artigo escrito por Roberto Tostes.

A revoluçāo está cada vez mais veloz na web e nas telas, e agora começa a afetar também aqueles que vivem de palavras e papel.

Não dá mais pra ficar trancado na torre ou se isolar do mundo. O escritor agora precisa mostrar a cara e interagir.

Gostando ou não, a grande batalha está sendo travada na web. Independente de credos e ideologias, esta é a arena dos nosso dias, dos fatos que vão definir nossos futuros e nossas vidas.

Portanto, escritor, escreva a sua história e marque seu espaço na web:

1) Conecte-se
É essencial sentar ou digitar num computador, laptop, tablet e até um smartphone. De qualquer forma precisamos estar ligados no que acontece neste universo, para ver e ser visto, ler e ser lido.

2) Produza
Digitar é preciso. Aproveite a vantagem e a possibilidade de escrever e gere idéias e textos onde estiver, em qualquer lugar a qualquer momento.

Produza desde textos longos a crônicas, posts , comentários, até textos de poucos caracteres no twitter.

3) Exponha-se
Pra ficar conhecido você tem que mostrar quem é, o que pensa. Bote seus textos em blogs, revistas, websites, escreva cartas, grave vídeos ou sua voz em podcasts e leituras de sua obra.

Na web você está no meio de uma mídia contínua. Crie a sua própria e faça seu público.

4) Sem intermediários
Você está só. Quem decide o que fazer da sua vida não são mais as editoras, os agentes literários, as livrarias, ou qualquer tipo de intermediário. Se já encontrou ou está procurando seu público, siga em frente e escute. Cada voz é única e vale por milhões. Com tudo de bom e confuso que vier, o canal a partir de agora é direto. Aceite da mesma forma vaias e aplausos.

5) Publique-se
O desafio da distribuição e das vendas continua, mas nunca foi tão fácil publicar. Os meios digitais chegam aos tablets, PCs, Macs, netbooks, laptops e até celulares de diversas formas. – eBooks, ePubs, PDFs, e os tradicionais livros de papel que podem ser produzidos por demandas – em pequenas tiragens.

É a oportunidade de se publicar como nunca se fez antes. Você pode até mostrar a coisa em processo, ouvir opiniões, mudar de idéia, fazer co-criações, enfim, muitas possibilidades .

6) Divulgação/ Interação
Na internet é fundamental fazer as conexões certas, de pessoas que você conhece, confia, admira ou reconhece o trabalho.

Monte aos poucos sua própria rede, de contato em contato, trocando, interagindo, sem problemas de tempo, espaço e disponibilidade que costumamos ter.

Construa e aperfeiçoe seu canal próprio de distribuição, que será multiplicado por muitos outros, e terá muito valor.

7) Estratégia
Todos os itens anteriores dependem de uma linha geral, de um rumo. Isso envolve seus estilos, suas ideias, seus sonhos. Mas quanto mais organizado e focado melhor.

Você pode sobreviver sozinho, mas também pode ser orientado por outras pessoas.
Seja como for, nunca passe totalmente o controle.

A decisão final e as grandes decisões devem ser suas.
Na web o tempo é instantâneo e passa ainda mais rápido.

Seja como for, não adie seus planos.
Comece de alguma forma, mas faça agora.

Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor, é colaborador dos blogs Webdiálogos e PontoMarketing.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293