Image

Dicas: Preparando seu livro para publicação

25/06/2018
 / 

Ao finalizar seu texto, comece a pensar em deixar seu livro pronto para publicação e divulgação marketing. Pergunte a si mesmo: “Como meu livro será visto pelos leitores ao vê-lo pela primeira vez?” A venda de livros online tem algumas semelhanças com a venda em lojas físicas – seu objetivo é fazer com que seu livro se destaque nas prateleiras, com uma capa atraente e um título intrigante, além de poder ser encontrado facilmente pelos leitores. Aqui estão as três principais áreas nas quais você deve focar:

Revisão

O primeiro requisito para o sucesso é ter um livro bem escrito. Isso significa certificar-se de que seu livro foi bem revisado e que as primeiras páginas chamam imediatamente a atenção dos leitores, dando a eles um motivo para comprar e ler o livro inteiro. Faça um exercício: pense em todas as razões pelas quais um livro o desapontou, fazendo com que você perdesse o interesse. Há alguns destes problemas em seu livro? Se a resposta for sim, corrija-os antes de publicar. Não peça para que seus leitores relevem coisas que você mesmo não perdoaria como leitor.

Oferecer aos leitores um livro bem escrito é sua melhor chance de construir um público que promoverá seu trabalho com indicações e deixar resenhas positivas no site da Amazon. Portanto, dê seu melhor antes de publicar seu livro. Você só tem uma chance de criar uma primeira boa impressão nos leitores.

Título

Assim como a capa, o título é outra parte importante para garantir a boa viabilidade comercial de seu livro. Mas como saber se seu título atrairá os leitores? A resposta é simples – pergunte a eles.

Ao decidir o título do seu livro considere os seguintes pontos aspectos:

  • Busque opiniões imparciais. Seus amigos e familiares também podem estar muito próximos do material (e de você) para darem opiniões imparciais. Pergunte a pessoas que não conhecem você ou seu livro.
  • Forneça opções. Crie algumas alternativas, mesmo que não sejam suas preferidas. Você pode se surpreender com os resultados.
  • Pergunte a várias pessoas. É um jogo de números, então, quanto mais pessoas responderem às suas perguntas, mais confiante você ficará com os resultados. Estamos falando de cem pessoas em vez de dez.
  • Se você está escrevendo um livro de não ficção, provavelmente você está se referindo a um problema ou questão que as pessoas têm em mente. O título deve refletir isso. Se você está escrevendo um livro de ficção, considere a emoção que você deseja despertar nos leitores e inclua palavras que transmitem isso. Por exemplo, muitos livros de romance incluem a palavra “amor” nos títulos e livros de crime/mistério costumam ter a palavra “sangue” com frequência.

Capa do livro

Uma capa é uma parte importante do sucesso do seu livro. Embora a maioria de nós conheça o ditado “Não julgue o livro pela capa”, quando o assunto é marketing, espere sim que seu livro seja julgado pela capa. A concorrência é feroz, então sua capa precisa chamar a atenção e despertar rapidamente o interesse dos leitores.

Dicas para a preparação de sua capa:

  • Se necessário, busque ajuda. A maioria das pessoas não são designers profissionais. Se você estiver neste grupo, tente contratar um profissional – a Simplíssimo oferece este serviço, e também alguns modelos de capa gratuitos que podem ser personalizados.
  • O teste de dois segundos. Talvez você tenha apenas um breve momento para capturar a atenção do leitor. Sua capa transmite o que você quer em um passar de olhos de dois segundos?
  • Amplie suas oportunidades. Capas com imagens de natureza sexual ou violenta podem afastar alguns leitores. Evite imagens ostensivamente sexuais, nudez, sangue ou armas.
  • Definir expectativas de gênero. Sua capa deve transmitir claramente o tema e gênero literário de seu livro. Pesquise os elementos em comuns do seu gênero consultando outros livros da mesma categoria. Que imagens, fontes, cores são mais comuns? Há um motivo pelo qual livros do mesmo gênero possuem características de capa semelhantes!
  • Escolha uma tipografia diferenciada e chamativa mas ao mesmo tempo clara. Seus leitores precisam conseguir ler o título de seu livro facilmente ao ver sua capa.
  • Crie algo original. Apesar de já termos falado sobre como trasmitir o gênero do seu livro, você não deve ter medo de criar algo novo e criativo. Um conselho, evite copiar designs de outro autor.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293