Como definir o preço de um eBook auto-publicado

da Redação Ebooks, Mercado

Após a escrita e realização do plano de marketing de um eBook, os autores auto-publicados deparam-se com um dilema inesperado: atribuir um valor ao seu trabalho. Definir o preço de um eBook requer criatividade, pois é necessário que se pense o que o autor deseja conseguir com o livro.

Para a escolha de preço de um eBook, alguns passos básicos podem ser seguidos:

Definir metas

De acordo com Miral Sattar, fundador da BiblioCrunch, dois questionamentos iniciais devem ser feitos no estágio inicial da definição de metas:

Quero mais leitores ou mais vendas?

A maioria dos autores dizem querer tanto um quanto o outro, mas é necessário se concentrar em um deles e deixar que o outro “acompanhe”.

Vender 10 livros por $0,99 cada ou 1 por $ 9,99 ?

Para autores menos estabelecidos, um preço mais baixo pode atrair novos leitores. Enquanto os autores já estabelecidos e com um número de “fãs” considerável podem cobrar mais por seu trabalho.

Mais exposição

Para os autores cuja principal preocupação é obter a maior exposição possível de seus livros, plataformas como Wattpad e Widbook podem ser uma ótima alternativa para obter a atenção dos leitores e construir uma base de fãs.
Já os autores que buscam ser um pouco mais estratégicos quanto ao preço de seu eBook, podem participar do Amazon’s KDP Select program, que permite com que os livros sejam vendidos a preço popular ($0,99) ou oferecidos gratuitamente durante períodos específicos.

Mais receita

Autores que buscam um pouco mais dinheiro pelo seus trabalhos, devem começar por olhar os preços das obras do mesmo gênero. Enquanto os eBooks de “Romances” tendem a ficar em um valor entre $0,99 e $2,99, autores que escrevem não-ficção ou ficção literária podem cobrar mais.

Michael Sattar também sugere que promoções sejam executadas, para que as vendas ganhem força. “Se você obter uma explosão de vendas a um preço mais baixo, subirá no Ranking de vendas para a categoria “, explica ela . “Isso ajuda o seu livro se tornar um best-seller, e então ele pode voltar ao preço normal. ”

Para mais dicas sobre como escolher o preço ideal para um eBook, acesse o Publishers Weekly.

 

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoComo definir o preço de um eBook auto-publicado