eBook e livrarias: uma experiência prática

Fernando Ebooks, Mercado, Notícias Deixe um comentário

Esta semana tive a oportunidade de encontrar-me na Itália com um grupo de assíduos leitores de livros para falar sobre eBooks, tirando dúvidas e mostrando como é fácil usar um eReader.

A Iniciativa do encontro “eBook per tutti” (eBook para todos) foi da Livraria Rinascita, situada em Ascoli Piceno na região das Marcas na Itália.

Nesta cidade com pouco mais de 50.000 habitantes, fundada antes mesmo de Roma, Giorgio Pignotti, proprietário de Rinascita tenta trazer os livros digitais para dentro da livraria física.

A livraria conta com um sistema centralizado de controle de vendas/estoque para os livros impressos com mais de 100 outras livrarias italianas conectadas a este sistema. Chamado de Macbook (o nome foi criado bem antes que Apple pensasse nisso…) o sistema permite também a venda de livros digitais diretamente no caixa, sem complicação, com a possibilidade de pagar em dinheiro ou cartão. Se você levar seu aparelho leitor (tablet ou eReader) os funcionários irão transferir o arquivo na hora, além de ajudar as pessoas com menos prática em tecnologias.

Ao invés de ficar fazendo teorias sobre a relação entre eBook e livro impresso esta experiência, tenta na prática não abandonar os livros digitais somente às lojas online, oferecendo um ambiente aconchegante, com espaços para leitura combinada à um bom vinho e uma assistência pessoal mais humana, proporcionando uma certa continuidade entre a leitura no impresso e a leitura no digital. Tudo isso alimentado com promoções específicas pensadas e planejadas em parceria com os editores.

Em um pais onde é mais difícil romper com a tradição como a Itália, a idea agrada, pois permite encontrar a nova tecnologia dentro de um ambiente já familiar aos leitores vorazes.

De fato quem entra em uma livraria quer um “encontro” com o livro. As vezes entra apenas para dar uma “olhadinha”, passear entre as prateleiras repletas de títulos. É em geral um leitor aberto a novas experiências e que quer deixar-se atrair por algo; uma capa; um titulo; que encontra fugazmente quase por acaso. Diz Eleonora Tassoni, responsável pelo setor eBooks.

Esta experiência de encontro é muito difícil de ser realizada nas lojas online de eBooks. Todas elas sofrem as consequências de um sistema de busca muito ruim. Os títulos apresentados são sempre limitados tanto no tempo quanto no espaço.

Combinar a agradável surpresa de encontrar um livro em uma boa livraria, com o que de bom a tecnologia tem a oferecer, pode ser uma experiência muito interessante.

As pessoas querem simplesmente ler, seja no impresso seja no digital. Afinal é isso que conta, não é?

Será que uma experiência assim é possível no Brasil? Tem alguma livraria Brasileira que já está fazendo isso?

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoeBook e livrarias: uma experiência prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *