eBooks: Baixar ou Não baixar, Eis a Questão

da Redação Ebooks, Notícias 1 Comment

Acompanhem essa conversa que aconteceu no fórum Outer Space, dedicado a jogos, do Terra. Perdoem a linguagem nem sempre ideal – às vezes até com erros –, mas é uma conversa descontraída. Ela mostra quem são os leitores que as editoras precisam conquistar. Sempre pensam nos bons leitores, aqueles que sentam no sofá com óculos de leitura para ler um pouco. Esses que lemos na conversa nem conhecem o ePub.

Mas esses abaixo também são leitores, e também precisarão ser convencidos de que vale a pena comprar livros, não apenas os digitais:

É o seguinte galera, o que vcs acham dos livros digitais? Eu tinha certo preconceito até pouco tempo atrás, pra mim o livro tinha que pesar na sua mão para dar gosto na leitura. Mas é impossível negar as facilidades que isso proporciona, é muito fácil de vc baixar um livro e colocar no celular do que carregar um livro na mochila. Sem falar que no Brasil, livros (assim como boa parte das coisas) são caros. E a internet proporciona meios (leia-se Jack Sparrow) para que praticamente todos possam usufruir da obra dos autores.

Então eu pergunto para vcs, o que vcs pensam a respeito disso? É um sacanagem com o autor baixar um livro ou está servindo para divulgar sua obra? Se vc gostou muito do livro vc compraria ele depois de ter lido o ebook? Vcs confiam nesses pdfs largados na internet? (as vzs os livros são traduzidos e não digitalizados) Quantos ebooks vcs já leram?

Fico nessa questão também. Comprei o Festim dos Corvos e só estou esperando uma versão em pdf da edição para baixar.
por enquanto a leitura está parada, pois levar o livro na bolsa é inviável. Minha bolsa já vai cheia, mais um livro desses além de pesar uns duzentos quilos a mais ainda fica machucando toda a capa.

Fui procurar o ebook pra comprar e cadê? O único disponível é o primeiro livro da série, o Guerra dos Tronos, ao rídiculo preço de R$ 33,00. Porra, uma edição digital, onde não gasta com papel, cola, estoque nem envio, custando quase o mesmo preço da edição física é osso. Devia custar 15 conto, e olha lá.

Mas ok, mesmo a esse preço absurdo, se a edição ebook fosse lançada junto eu compraria ambas. Não quero baixar, mas é preciso dar condiçõe pra isso também, né? Nego só quer lucrar.
E depois reclama que não tem mercado, que a pirataria acaba com o mercado, e blábláblá…

Gostava muito de livros físicos, ainda gosto pra falar a verdade, mas depois que acostumei a ler no Kindle, não tenho mais tanta vontade de ficar carregando peso.

Esse negócio de “servindo para divulgar” é bobagem.Pirataria é pirataria e fim. Vc tá prejudicando, não importa se os preços são caros, se os DRMs enchem o saco ou qualquer que seja o motivo. Falar que tá divulgando é hipocrisia.

Pessoalmente, compro o físico e o ebook também. Na verdade a compra de ebooks é uma coisa mais recente. Comecei a comprar os ebooks depois que peguei o Cavalo de Tróia 3 baixado e estar diferente do meu original. Fora o scan podre.

Mas enfim, livro digital num dispositivo móvel, de preferência que use eInk é o que há. Só não fica muito bom com PDFs, mas tá valendo.

Bom, eu gosto de ter os livros, gosto de ter na estante e quando estou em casa gosto de sentar em uma poltrona e ler sussegado.
Mas sem dúvida o celular proporcionou muitas facilidades na leitura. Coloca lá um ebook e dá pra ler aquele capitulo enquanto caga no serviço, enquanto espera pela marmita, na fila do banco, da pra ler no escuro e em tantos outros lugares. Então eu baixo o livro que já tenho em forma fisica para ler no celular durante o dia e a noite em casa leio pelo livro.

Pelo menos em minha opnião se voce comprou a forma fisica , deveria ter direito a forma digital, porém oque acontece é bem diferente disso,o preço do ebook é tão caro quanto o livro, além de sair bem depois do lançamento e com pouco mercado e poucas opções originais. Sendo que os ebooks piratas tem mais opções apesar da qualidade de alguns serem toscas.

Ah tem alguns livros, que são dificeis a beça para achar. Então dessa forma eu baixo também. Tipo tava querendo ler um da série discworld, porém a conrad parou de publicar e os livros que se acham é em sebos pela bagatela de R$90,00 pila um livro de 200 páginas. Assim acabo baixando mesmo. Mas sei que é errado. Porém é fazer isso ou ficar sem ler.

Tento procurar o ebook que quero pra comprar, se não acho eu baixo mesmo… faz muito tempo que não compro livros físicos, ano passado acho que não comprei nenhum…

Leio no kindle e a facilidade de ler nele é absurda comparado a um livro normal.. é muito mais leve e mais comodo de ler no metro em pé, que é onde geralmente leio..

Acho que as editoras e autores ainda não se tocaram no mercado gigante que os ebooks podem entrar… pq não é possível.. não tem tanta dificuldade assim em disponibilizar um ebook… ia ser mais barato pra ambos os lados e muito lucrativo, não entendo pq as editoras não investem nisso…

Foda é lançar ebook com mesmo preço de livro físico.. isso é um absurdo, não poio essa ganancia e baixo sem peso na consciência..


Eu tenho alguns ebooks sim,mas só baixo mesmo se o livro for dificil de encontrar.Mas mesmo assim prefiro ler um bom e velho livro!


Algum de vcs usa pra ler livros técnicos, de faculdade, eu compraria um kindle se soubesse qeu conseguiria livros de direito e os códigos para ele…


Achar pdf dos livros pelas internets da vida não é dificil. Mesmo as edições mais atuais.

Eu vou pegar um tablet esse ano, acho que até meio do ano eu junto dinheiro. Foda é que o preço no Brasil é muito superfaturado, Vc não paga menos de 1100 num tegra2.

Eu não tenho ninguem q va aos EUA pra pegar um tablet com um preço decente, isso q complica

Cheguei até a ver que tem gente que usar o PSP pra ler .pdf, então decidi procurar um programa para ler HQ no PSP. Encontrei um e estou simplesmente adorando ler nele! Bem mais confortável e prático do que ler no PC, o ruim eh quando precisa visualizar a página inteira.

Quanto a galera que falou do Kindle, fiquei muito curioso, pois ele é jsutamente tudo que estava procurando Vou ver se consigo trazer um lá fora pra mim.

Sobre o preço dos ebooks, nem passa pela minha cabeça comprar com um valor desses. Essas empresas são muito burras, eu cito como um exemplo o próprio Steam para games, tá ali, tudo em formato digital, mas sempre tem promoções boas que deixam os jogos acessíveis e vc acaba comprando, seja para ter o original, pra jogar ou puro consumismo. Se fosse assim com os ebooks ia ser bem mais tranquilo.

Há uma outra conversa, bem mais extensa, nesse link.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoeBooks: Baixar ou Não baixar, Eis a Questão

Comments 1

  1. Muito bom esse seu texto. Leio muitos livros em pdf no psp e acho um absurdo o preço do e-books, saem ate mais caros que as versões de bolso. Quando um livro está muito caro, espero lançar alguma versão para bolso ou procuro na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.