Há mais livros digitais gratuitos e de qualidade do que pensamos. Além do já conhecido site Domínio Público, é bem possível encontrar por aí, nessa grande rede chamada internet. muitos e muitos eBooks ótimos, para download, sem precisar se preocupar com processos e ilegalidade.
O site Livros de Design possui uma categoria que divulga justamente esse tipo de eBook: bom, bonito e gratuito. São livros que abordam o design, publicidade e branding com muito profissionalismo. De acordo com eles mesmos, “dizem por ai que livros de design são caros, mas você sabia que existe um monte deles que pode ser feito o download de forma legal? Se não, agora sabe!”
Aqui mostramos apenas os títulos disponíveis. Se você gostou de algum, vá até o site deles e baixe o eBook em troca de um tweet divulgando o título e o site. Não custa nada ajudar quem teve o trabalho de reunir os eBooks, bem como seus autores!
Autora: Maria Helena Werneck
Descrição: Tomando o design gráfico como eixo de observação, foram analisados os caminhos traçados na profissionalização dessa atividade e os fatores que levaram a mensagem a alcançar a forma gráfica atual. Nessa análise, foram consideradas as mudanças decorrentes não só da introdução da tecnologia digital, mas também das transformações de tendências e padrões culturais que determinaram o período estudado.
Autor: Comunidade Faber-Ludens
Descrição: Hoje, estratégia de negócios é design, organização de informações é design, decoração de ambientes é design, cortar cabelo é design… será que tudo vai virar design? O Design Livre não é mais um “tipo” de design. Design Livre é uma atitude, uma forma de conceber o design e buscar um olhar abrangente e inclusivo, reconhecendo o design feito pelas pessoas. Quebrando códigos, abrindo caixas-pretas e unindo tecnologia e canibalismo, este é um livro fundamental para entender como o design está intimamente ligado as discussões sobre liberdade, ética, política, cultura, pedagogia na atualidade.
Autor: Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli
Descrição: Os textos deste livro analisam as representações da política e da mídia nas sociedades democráticas contemporâneas. A primeira parte da obra é dedicada aos aspectos cognitivos e retóricos do jornalismo e sua influência sobre as audiências.
Autor: Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli
Descrição: Nesta coletânea são apresentadas diferentes questões, métodos de abordagem e demandas para a aplicação da Ergonomia no Design. A evolução tecnológica observada nas últimas décadas proporcionou inúmeros benefícios para o aumento na qualidade de vida das pessoas, mas também resultou em vários problemas de interface tecnológica, os quais geram constrangimentos, acidentes, e frustração aos consumidores.
Autor: Paula da Cruz Landim
Descrição: O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que sejam também universais.
Autor: José Roberto Martins
Descrição: Bem focado e acessível a quem ainda não foi submetido ao vestibular do complexo tema “Grandes Marcas Grandes Negócios” pode ajudá-lo, principalmente a não cometer equívocos primários na criação de uma marca. Suas dicas práticas orientam pequenos e médios empresários a como se equipar melhor para enfrentar a concorrência crescente, e cativar a simpatia e fidelidade dos consumidores.
Autor: José Roberto Martins
Descrição: O livro vem preencher uma lacuna, pois foi escrito por autor brasileiro, o qual fundamentou o trabalho baseado na sua experiência profissional no desenvolvimento, gestão e avaliação de marcas brasileiras e internacionais. Ele parte da base e percorre todos os passos para um efetivo branding, questionando com exemplos da nossa realidade econômica. Para os iniciados, as primeiras partes servem como aquela aula de reforço de uma matéria fundamental para o vestibular do mercado.
Autor: Tiago Mattos – Perestroika
Descrição: Palavras do Tiago – “Esse foi o grande motivo de escrever esse material. A ideia é reunir aqui as principais dúvidas dos iniciantes na profissão que me procuraram nos últimos anos. Sejam dúvidas sobre o mercado, sejam escolhas profissionais, sejam conselhos do ponto de vista técnico. Tudo o que está aqui, neste livro, saiu da minha cabeça. Mas muita coisa que está na minha cabeça veio de outras fontes. Por isso, nada mais justo do que listar todo mundo que faz parte da ficha técnica.
Muito bom!
Pingback: eBooks de Design Para Download Gratuito «