Um artigo do Publishing Trends dá um parecer do atual mercado de eBooks infantis. Dentre todos os gêneros, esse é um que está sendo muito experimentado, mas que ainda não está trazendo os resultados esperados.
Os assuntos estão sendo discutidos na conferência Children’s Publishing Goes Digital, na Feira do Livro em Frankfurt. Os números de livros digitais infantis vendidos ainda é muito pequeno quando comparado aos impressos. Entre os adolescentes, as vendas podem estar baixas porque eles ainda preferem o impresso justamente para se afastarem um pouco do digital, afirmou Kelly Gallagher da Bowker.
Os livros aplicativos, muito utilizados por editoras de infanto-juvenis, não têm divulgação o suficiente, e muitas vezes são melhores vendidos dentro de outros aplicativos, como o TouchyBooks – que já possui mais de um milhão de downloads. Outro fator que leva às baixas compras são a falta de amostras e exemplos do livro antes do leitor adquirí-lo, e opções estão sendo estudadas para isso.
O Publishing Trends sugere que, uma vez que as coisas estão acontecendo muito rápido, vale a pena tentar de tudo, se for barato de produzir. Testar os preços também é uma ideia, já que esse item ainda é muito indefinido no mercado de eBooks. Jennifer Perry, do Sesame Workshop, lembrou bem: Os pais não compram livros pelo número de páginas, e sim pela história, personagens e preço.
O mais importante nisso tudo, em minha opinião, é não desistir. Esse é sim um mercado que irá crescer muito até 2015, e deixar de experimentar agora só vai fazer com que fique muito mais difícil estar entre os primeiros daqui a três anos. Assim como o artigo recomenda, aproveite para experimentar de tudo, incluindo diversos tipos de conteúdo, preços, marketing e relação com o consumidor. Essa é a hora.