Durante o mês de julho, a editora britânica Angry Robot decidiu abordar de forma diferente a interface entre livros físicos e digitais para os consumidores. Em uma parceira com a uma livraria, a editora ofereceu uma cópia gratuita do eBook de cada título comprado em uma versão impressa.
O projeto, chamado de Clonefiles, foi um grande sucesso para a editora. A chefe-executiva da Osprey, que controla a editora, Rebbeca Smart, afirmou que a promoção impulsinou as vendas dos eBooks na loja da editora.
O sistema de distribuição dos livros digitais foi bastante simples. Ao comprar um livro impresso na livraria Mostly Books, em Oxfordshire (Inglaterra), o cliente deixava seu endereço de email e recebia sua cópia digital por email, livre de DRM.
Para Mark Thornton, dono da livraria, a iniciativa foi muito importante, principalmente por quebrar o “tabu do eBook”, conta o FutureBook, possibilitando aos funcionários da loja explicar melhor como a tecnologia funciona a consumidores que ainda não a conheciam. Ah, e claro, Thornton ainda ficou bastante satisfeito com as “vendas colaterais” de outros produtos, tanto livros quanto outros itens, pelos clientes que entravam na loja para saber mais sobre os eBooks gratuitos.