O Efeito Amazon

Eduardo Melo - Simplíssimo Ebooks, Mercado 3 Comments

Ontem, com a notícia do lançamento do Kindle Paperwhite se espalhando, os consumidores de ebooks no Brasil foram brindados com propagandas por email da Livraria Cultura, Google e IBA.

A Cultura fechou uma parceria com a Companhia das Letras, oferecendo alguns livros selecionados da editora com 50% de desconto. Uma boa promoção, sem dúvida. Além disso, colocou o preço do Kobo Glo no programa de descontos da Livraria e está oferecendo um desconto de R$ 50 no preço normal do aparelho, que caiu de R$ 449 para R$ 399.

O Google não ofereceu descontos, nem nada, mas perguntou aos usuários do Gmail se eles já leram um livro da Google Play, a loja de conteúdo da empresa.

A IBA, que nos últimos tempos está recebendo bastante divulgação nos veículos do seu controlador (Editora Abril), enviou um email com alguns “descontos” nos ebooks – se é que se pode chamar de “desconto” um abatimento de apenas 5% nos preços. Uma antologia de poemas de Fernando Pessoa, por R$ 3, mostra uma boa intenção.

A intensidade destas reações, embora diversas, mostra o quanto as livrarias (à exceção, notadamente, da Saraiva) estão preocupadas com os movimentos da Amazon. É muito interessante, divertido mesmo, observar que existe um “efeito Amazon”, uma reação imediata do mercado após o lançamento de qualquer produto ou serviço relacionado ao Kindle. A Amazon dá um espirro, todos correm para espirrar também, mais alto e com o lenço mais bonito. Sorte dos leitores, que neste ambiente mais competitivo colhem mais vantagens e promoções, do que até bem pouco tempo atrás. Bem que a Amazon poderia lançar um serviço novo por semana…

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoO Efeito Amazon

Comments 3

  1. Todos os livros dessa “promoção” da Cultura estão com o mesmo preço ou menos (20 centavos num caso) no site da amazon.com.br. Já a promoção do aparelho Kobo foi uma boa jogada. Só um alerta, quem compra na livraria não tem direito a trocar o aparelho se se arrepender e quiser trocar por exemplo o kobo touch pelo glo. Sei disso pelo relato de uma colega de trabalho.

    1. A promoção de e-books está mesmo em várias livrarias, assim como aquela promoção de 9,90 que a Amazon divulga toda semana está sempre nas outras também. Vai da vontade de cada loja de investir na divulgação.

  2. Pena que a Amazon Brasil ainda não aceite cartões de crédito nacionais na compra dos ebooks… a transação só completa se usar cartão internacional, que é uma pena pois essa politica da empresa acaba limitando o numero de consumidores comprando no site. Menos consumidores aptos a comprar, menos pressão no resto do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.