Livro impresso

Em 2011, Foram Mais eBooks do Que Livros de Capa Dura

28/02/2012
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Os dados dão da Nielsen BookScan e se referem ao Reino Unido. Em 2011 a Amazon já havia informado que vendia mais eBooks do que livros em capa dura, e agora o mercado começa a seguir a tendência. Segundo o relatório da empresa de pesquisas,

Em 2011, 35 mil eBooks foram registrados pela primeira vez com um ISBN, em comparação com 28.963 em 2010, um aumento de 20%. Por outro lado, tanto a produção de capa dura como de brochura caíram: de 30.175 capas duras em 2010 para 28 mil em 2011; no caso das brochuras, diminuiu de 79.087 para 71 mil novos ISBN.

As editoras produziram 149,800 novos livros e novas edições em 2011. Esse número fica abaixo do ponto alto em 2009 com 157.039 livros e também abaixo do número de 2010, com 151.959 livros, mesmo com o número crescente de eBooks publicados com ISBN separados de seus equivalentes de impressão. A Nielsen disse que a queda mostrou uma “redução natural em condições de mercado difíceis e uma estabilização em métodos de produção e uma mudança do impresso para o digital”, como noticiado no The Bookseller.

Ainda de acordo com a notícia, esses dados não incluem os autores independentes que publicam através de plataformas como as da Amazon, que não precisam de ISBN para publicação.

Isso mostra a adequação do mercado. Livros com capa dura não são mais um padrão, e podem seguir como edições de luxo de obras impressas, mantendo o mercado do livro digital. Mas nem todos precisam de capa dura, e podem perfeitamente possuir uma versão digital do título.

 

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