Image

Empresa Alemã GfK Vai Monitorar Venda de Livros no Brasil

18/06/2012
 / 

A empresa alemã GfK, uma das maiores no setor de pesquisa de mercado do mundo e que já atua no Brasil na análise de vários produtos, apresentou em São Paulo o projeto Painel de Livros, que tem por objetivo fazer uma avaliação do mercado editorial brasileiro.

A GfK chega na frente da Nielsen (que também tem planos de implementar sua ferramenta de coleta de dados sobre venda de livros por aqui), tornando-se assim a primeira empresa a fornecer de forma independente uma aferição concreta e mais detalhada sobre o comércio de livros no Brasil. “Fazemos a qualificação dos dados. Vamos de detalhe em detalhe, e isso vai permitir ao mercado melhores informações”, afirma José Guedes, diretor-geral da GfK no Brasil.  As informações terão base em relatórios sobre vendas de livros, ebooks e audiolivros fornecidos por varejistas. Primeiramente os relatórios serão mensais, mas a intenção é que ainda neste ano se tornem semanais.

Há um ano a empresa vem estudando o mercado no país e em janeiro começou a coletar dados de varejistas que já eram seus parceiros em outros produtos. Durante a apresentação em São Paulo deram uma amostra destes dados (que vão até maio deste ano). Segundo a pesquisa, as vendas neste período mostram que 61,1% são livros de não ficção, 16% livros infantis e 22,9% são livros de ficção. Apenas 3,9% são livros de literatura brasileira.

Com relação ao preço dos livros, não chega a ser nenhuma surpresa a constatação do alto valor cobrado no país. Em média, um livro de não ficção custa no Brasil R$ 49 (um dos mais altos do mundo), na Alemanha e na França a média é de R$ 39 e R$ 34, respectivamente.

Informações: Folha de São Paulo e Estado de São Paulo

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293