IDPF Logo

Empresa Brasileira Passa a Fazer Parte do IDPF

da Redação Notícias 3 Comments

A Simplíssimo Livros agora faz parte do IDPF, órgão que regula o formato ePub. O Fórum International de Publicação Digital é a organização do comércio e padrões globais dedicada ao desenvolvimento e promoção da edição eletrônica e consumo de conteúdo.

Entre outros membros do Fórum estão grande empresas (Apple, Google, Sony, IBM, Agfa), editores (Santillana, O’Reilly, McGraw-Hill, HarperCollins,), associação de editores (Canadense, America e Italiana), livrarias (Barnes&Nobles, Simon & Schuster) e fornecedores de serviços (Integra, Aptara).

O que é o IDPF?

O trabalho do IDPF é promover o desenvolvimento de aplicativos de editoração eletrônica e produtos que beneficiarão os criadores de conteúdo, fabricantes de sistemas de leitura e consumidores. O IDPF desenvolve e mantém o padrão ePub de publicação de conteúdo que permite a criação e transporte de livros digitais e outros tipos de conteúdo como publicações digitais que são interoperáveis ​​entre diferentes dispositivos de leitura e aplicativos compatíveis com ePub.

O IDPF acolhe editoras de livros, jornais diários e revistas, desenvolvedores de software e sistemas de leitura, autores e outros grupos interessados ​​na leitura digital.

Os objetivos do IDPF são:

  • Promover a adoção da publicação eletrônica na indústria por meio de padrões de desenvolvimento, conferências, melhores práticas e demonstrações de tecnologia comprovada;
  • Desenvolver, publicar e manter padrões comuns (ex.: ePub) relativos a publicações eletrônicas e promover a adoção bem sucedida destas especificações;
  • Incentivar ​​implementações interoperáveis de publicações ePub e sistemas de leitura e proporcionar um fórum para a resolução de questões de interoperabilidade;
  • Identificar, avaliar e recomendar padrões criados por outros organismos relacionados com a publicação eletrônica;
  • Proporcionar um fórum para a discussão de questões e tecnologias relacionadas à publicação eletrônica;
  • Acomodar as diferenças de língua, cultura, leitura e estilos de aprendizagem e habilidades individuais.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoEmpresa Brasileira Passa a Fazer Parte do IDPF

Comments 3

  1. Uau! Parabéns para a Simplíssimo! Podemos fazer sugestões de melhorias no formato e vocês transmitem para o órgão, caso seja relevante? Como isso funcionará e que vantagens terão os editores e desenvolvedores no Brasil?
    Adriane.

    1. Oi Adriane, é mais ou menos assim, podemos colaborar com sugestões, escolher o corpo de conselheiros, etc. A vantagem não se aplica ao Brasil exatamente, mas ao mundo todo. Quanto mais gente lutar pela qualidade desses formatos, melhor ele fica, além de mais maleável, multiplataforma e, a longo prazo, mais barato.

  2. Pingback: Links da Semana #47 | Ebook is on the table

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *