smartbook

Atria Books Lança Seu Primeiro SmartBook

08/11/2011
 / 

Lá vem mais um termo para todos aprendermos e acompanharmos pela internet. É o SmartBook, livro impresso que funciona com características especiais que vão além da sua simples leitura. O termo é uma modinha provavelmente passageira, mas o melhor é ficar de olho.

A Atria Books, empresa ligada à editora Simon & Schuster, acaba de lançar seu primeiro experimento em SmartBook. São 1000 cópias especiais da obra em capa dura The Impulse Economy. Ao aproximar seu smartphone de uma obra dessas na prateleira da livraria, você será automaticamente levado ao site da obra, com mais conteúdo relacionado a ela.

“O SmartBook permite que o livro físico se torne interativo tanto para o comprador do livro quanto para o cliente que apenas passa e navega rapidamente pelo livro. O leitor pode ter conteúdo interativo em seu telefone. O objetivo é engajar o consumidor e iniciar uma relação de permissão mútua que pode levar à venda desse livro e outros da mesma categoria”, comentou Judith Curr, vice presidente executivo e editor da Atria Books.

Tecnologia NFC

Essa característica especial do livro é possível graças à tecnologia NFC, ou Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre). Ela permite transações simplificadas, troca de dados e conexões sem fio entre dois dispositivos próximos um ao outro, geralmente por não mais do que alguns centímetros.

Muitos smartphones no mercado americano já contém chips NFC embutidos, e espera-se que essa tecnologia possa atuar no sistema de pagamento via celular. Rumores dizem que o próximo modelo do iPhone já virá com essa tecnologia, e modelos com o sistema operacional Android – como o Samsung Nexus S – já a têm embarcada.

Com informações da Wikipedia e eBookNewser.

 

Deixe um comentário para Rafael MurtaCancelar

Chat via Whats (51) 98628-2293